EMPRESAS LANÇAM CAMPANHAS EM PROL DO MAIO AMARELO
Publicado em: 06/05/2021

A campanha maio amarelo tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito e como ações imprudentes tem como consequências altos índices de morte pelo mundo todo

 

O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, reunindo poder público e sociedade civil. Em 2021, a campanha traz como mensagens respeito e responsabilidade.

 

Pensando nisso, empresas do setor lançam campanhas de conscientização do tema através de carreatas e guias sobre mobilidade.

 

Arteris lança carreata itinerante

 

O Estrada Viva é a forma que a Arteris desenvolveu de ajudar na campanha do maio amarelo. A ação terá atividades de conscientização sobre o Programa “Na Mão Certa”, que tem como objetivo combater e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

 

 

O programa é uma iniciativa da Childhood Brasil com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Neste ano, a Arteris pasosu a integrar o  Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.

 

Em uma carreta itinerante, o Estrada Viva passará por dez cidades, em cinco estados, com as ações de saúde e bem-estar para motoristas profissionais. Caminhoneiros serão engajados a participar de uma experiência sensorial durante as paradas. A ideia é promover a reflexão e a conscientização dos cuidados e deveres no trânsito.

 

As ações da carreta itinerante começam em 17 de maio, em Guarulhos, no Terminal de Cargas da Fernão Dias e seguirá pelas cidades de Mandirituba (PR), Joinville (SC), Campina Grande (PR), São Lourenço da Serra (SP), Mairiporã (SP), Leme (SP), Santa Rita do Passa Quatro (SP), Santo Antônio do Ampara (MG) e Itaboraí (RJ). As atividades se encerram em 18 de junho.

 

Fundação Grupo VW lança guia sobre mobilidade na escola

 

 

O Carona a Pé, com financiamento e supervisão da Fundação Grupo Volkswagen, desenvolveu um material destinado aos educadores e alunos do Ensino Médio e a todos que se interessem pela temática de mobilidade urbana, com o objetivo de inserir e fortalecer a mobilidade urbana no currículo das escolas brasileiras, como um Tema Contemporâneo Transversal (TCT) dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Lançado em 5 de maio, o guia “Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?” aborda, tópicos como o próprio conceito de mobilidade urbana, o futuro das cidades e suas possibilidades de transformação, a importância do caminhar e do ir a pé para a escola, o que uma cidade precisa para ser caminhável, o urbanismo tático e o planejamento urbano, entre outros.

 

O guia em formato digital e com recursos de acessibilidade já está disponível no site da Fundação Grupo VW ; o acesso e download são gratuitos.