EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS CAEM 73,5% EM ABRIL E FENABRVE ESTUDA MEDIDAS PARA REVERTER A SITUAÇÃO
Publicado em: 05/05/2020

Entre as medida estão acordo para a reabertura das concessionárias e proposta de linhas de crédito

 

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, FENABRAVE, apurou queda de 73,57% nos emplacamentos de veículos automotores no mês de abril, considerando todos os segmentos automotivos, em relação ao mesmo mês de 2019.

 

No período foram emplacados 89.692 veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e motocicletas, em abril/2020, contra 339.388 veículos em abril de 2019. Se comparado ao mês de março/2020, abril mostrou queda de 64,04% e, na relação do acumulado, 25,17% de queda.

 

A comercialização de automóveis e comerciais leves teve queda de 76,79% entre os meses de abril de 2019/2020, passando de 221.292 unidades, comercializadas, em abril do ano passado, para 51.362 unidades, vendidas em abril de 2020. No acumulado do quadrimestre, a retração foi de 27,13%, com 583.905 autos e leves vendidos entre janeiro a abril de 2020, contra 801.280 comercializados em igual período de 2019.

 

“Lamentavelmente, voltamos aos patamares de vendas, registrados há 14 anos, para automóveis e comerciais leves e, para o Setor em Geral, retornamos aos volumes de 1992, ou seja, voltamos aos resultados de 28 anos atrás”, aponta o presidente da Fenabrave, Assumpção Júnior.

 

Ainda sem poder fazer projeções sobre os resultados do Setor, para 2020, em função da falta de previsibilidade do retorno da economia à normalidade, o Presidente da FENABRAVE afirma que as Concessionárias de Veículos encontram entraves importantes, para a retomada. O primeiro entrave, citado por ele, é que, atualmente, há poucos estados onde as Concessionárias foram autorizadas, pelo Governo Estadual e Municipal, a voltar a operar 100%, ou seja, com vendas de veículos, além de peças e serviços de manutenção. “Em estados onde a quarentena foi flexibilizada, como em Goiás, por exemplo, a queda do Setor foi menor, tanto na comparação entre abril de 2020 e de 2019 (-47,8%), como no acumulado do ano (-6,7%)”, declarou o Presidente da FENABRAVE.

 

Com issoo primeiro passo, para o retorno do equilíbrio das 7.300 Concessionárias de Veículos, existentes no Brasil, deve ser o imediato retorno às nossas atividades normais. “Destaco que, como vem sendo, incansavelmente, enfatizado […], estamos prontos para voltar, com total responsabilidade e seguindo, rigorosamente, todos os protocolos de saúde e cuidados sanitários, preconizados pela OMS, Ministério da Saúde e demais Autoridades Sanitárias. “

 

Nesse sentido, pleito da entidade, encaminhado ao Governo Federal, incluindo Presidência da República, Ministério da Economia (SEPEC), Infraestrutura e Casa Civil, já foi atendido, pelo recente DECRETO No. 10.329, que prevê a inclusão das Concessionárias de Veículos no rol de atividades essenciais.

 

Outro problema, enfrentado pelas Concessionárias, é a falta de liquidez, durante o período da crise. Nesse sentido, a entidade está se reunindo, semanalmente, com a equipe da SEPEC – Secretaria Especial da Produtividade, Emprego e Competitividade, que faz parte do Ministério da Economia, para que linhas de crédito possam chegar, rápida e efetivamente, às Concessionárias, a juros razoáveis, para que essas tenham condições de manter seus negócios até a recuperação do mercado o que, na avaliação da FENABRAVE, levará algum tempo, mesmo após o controle da pandemia.