Um projeto de pesquisa conjunto realizado pela Dekra Accident Research e pesquisadores de acidentes de trânsito da Faculdade de Medicina da Universidade de Göttingen, na Alemanha, concluiu que em termos de segurança, os veículos elétricos são iguais aos veículos com motor convencional.
Os carros foram batidos em um poste projetado para simular uma variedade de cenários envolvendo colisões com uma árvore. Os testes foram conduzidos em velocidade muito superior à que é geralmente aplicada em teste de colisão padrão.
Com os testes confirma-se o alto nível de segurança oferecido pelos veículos elétricos de produção em série.
O pesquisador de acidentes da Dekra, Markus Egelhaaf, aponta que os padrões de danos dos testes de colisão são comparáveis aos dos veículos com motor convencional.
Egelhaaf ressalta que o sistema de alta tensão dos veículos elétricos foi desligado com segurança durante o acidente e, apesar da bateria estar um pouco deformada, nenhum incêndio ocorreu.
“As chances de sobreviver a um impacto lateral com uma árvore seriam muito reduzidas nesse tipo de velocidade, mas isso se aplica a todos os carros, independentemente do sistema de direção”, afirma.
Os dois modelos testados, Renault ZOE e Nissan LEAF, atingiram o máximo de cinco estrelas na classificação do programa de segurança automóvel European New Car Assessment Programme (Euro NCAP).