EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Publicado em: 28/12/2018

Muito além das ruas e das leis de trânsito. A educação abrange desde papel jogado pela janela do carro até o farol alto sem necessidade

 

 

Desde crianças brincamos de dirigir, e fingíamos ser grandes pilotos de corrida. Os anos passaram e conquistamos a CNH. Na própria auto escola tem aulas de como conduzir bem o carro, noções e práticas no meio ambiente e mecânica. Tudo isso para sermos bons condutores no trânsito. O problema é que por muitas vezes, todos esses ensinamentos ficam somente em sala de aula e não são aplicados na prática.

 

 

Muito além das ruas, educação no trânsito envolve também a educação que devemos ter como cidadãos. Algo que muitas vezes deixam passar. Ações como jogar lixo pela janela do carro, não ser cordial com o próximo que pede espaço para trocar de faixa, com o pedestre que quer atravessar, ou até mesmo se achar o dono da rua e dirigir bem no meio pegando as duas faixas, são exemplos de ações que infelizmente já se tornou comum.

 

 

Claro que certas ações devem vir de casa e o que somos no trânsito é um reflexo do que somos em sociedade. Todos os condutores fizeram teste de aptidão para dirigir (ou pelo menos deviam ter feito), ou seja, todos nós somos sãos e capacitados, sendo assim, sabemos diferenciar o certo do errado. A questão é que muitas vezes a opção errada é escolhida por ser mais fácil e cômoda, ou até mesmo por maldade às vezes.  E assim, essas escolhas acabam prejudicando não somente quem cometeu, mas os outros ao redor, como um efeito dominó.

 

 

 

 

Aprendendo desde cedo

 

 

Pensando em reverter toda essa situação, e fazendo do trânsito um lugar melhor, projetos educacionais sobre educação no trânsito vem ganhando força e se implementando, principalmente entre os mais jovens. Um exemplo de um projeto como esses é o da própria CET –Companhia de Engenharia de Trafego, o CETET – Centro de Treinamento e Educação de Transito da CET.

 

 

O projeto foi fundado em 1980, hoje possui uma equipe de educadores especializados que promovem cursos, atividades e programas dirigidos a escolas, empresas, entidades e profissionais que atuam direta ou indiretamente nas áreas de educação, transporte e trânsito. Atendendo desde o público da educação infantil até a terceira idade.

 

 

A proposta do programa conta com palestras, cursos, treinamentos e apresentações. Cada uma voltada para seu público de interesse e com o tema e assunto que mais se enquadra também. As apresentações seguem no ritmo do público com atividades que se assemelham ao dia-a-dia, tornando tudo mais familiar e real.

 

 

 Para o público mais novo por exemplo, o CETET trás um Teatro de Fantoches, onde conta “A História de Bob”, onde são estimulados o raciocínio e linguagem dos pequenos, que já saem de lá tendo noções de circulação e travessia em meio transito e também onde aprendem mais sobre o meio ambiente e boas práticas.

 

Seguindo a mesma linha, uma das opções para os mais jovens é a Peça Teatral Juvenil: “Inconsequente Baby”, que conta uma dramática história de um grupo de amigos, e mostra as consequências de atitudes descuidadas no transito.

 

O programa também integra professores e profissionais da área já formados, através de cursos à distância, para assim propagar e fazer crescer o nível de interessados. Cursos para profissionais habilitados do trânsito, como motoristas, taxistas e motociclistas também são oferecidos. Tudo isso com o intuito de implantar o raciocínio de coletivismo no trânsito, chegando ao ponto principal de todo o projeto, que visa capacitar e conscientizar sobre a importância de mobilidade urbana mais segura, gerando uma qualidade de vida melhor.

 

 

E o mais legal é que tudo isso é que o programa é totalmente gratuito, e para todos. Pessoas com deficiência também podem participar com programação voltada somente para eles.

 

 

Que esse incentivo possa se multiplicar, e que todos que tiveram acesso e aqueles que ainda terão às atividades e outras ações do projeto, possam fazer parte de um trânsito melhor e mais seguro para todos. Onde também possam promover e repassar todo o conhecimento que lhes foi dado.

 

 

Para mais informações do CETET:

 

 

Local: Espaço Vivencial de Trânsito Caio Graco da Silva Prado (CETET)

Valor: gratuito

Telefone: 3871.8644 / 3871.8605

e-mail: dee3@cetsp.com.br