EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS PODEM SALVAR VIDAS
Publicado em: 28/02/2019

 

Orientações estudantis, aliada a bons exemplos são o caminho para futuros condutores mais conscientes como explica EducaWise

 

O ano letivo já começou na maioria das cidades brasileiras e, com ele, o transtorno ocasionado pelo trânsito nos entornos das escolas. Entre as principais infrações cometidas por motoristas nos arredores das escolas estão o estacionamento irregular, formação de fila dupla, velocidade acima do limite estabelecido e obstrução da faixa destinada aos pedestres.

 

Segundo a especialista em Gestão, Engenharia e Operação de Trânsito e diretora da EducaWise, Paula Tomborelli, o comportamento dos pais no trânsito pode influenciar na conduta dos filhos no futuro. “Os bons modos e a cidadania devem ser transmitidos de geração para geração, mas não é o que acontece nos horários de trajeto para as escolas. Como os mais experientes têm comportamentos inadequados, os mais novos crescem acreditando que as más condutas são normais e devem ser repetidas. Tudo isso se torna um problema cultural no trânsito, que pode trazer consequências trágicas no futuro”, afirma.

 

Por muitas vezes, as infrações dão lugar a estatísticas mais preocupantes. Um levantamento do Infogisa-SP, indica que 268 pessoas com faixa etária de 0 a 17 anos vieram a óbito em decorrência de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo em 2018, sendo que 64,1% ocorreram em vias municipais (áreas com escolas). Outro dado indica que essas fatalidades acontecem, geralmente, com pedestres (27,9%) ou passageiros (41%).