DAIMLER E VOLVO ASSINAM ACORDO PARA JOINT VENTURE DE CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL
Publicado em: 29/12/2020

O objetivo da aliança é fazer com que sejam líder global no segmento até 2050

 

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo assinaram um acordo vinculativo para a criação de uma joint venture para desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações.

 

O objetivo dos dois parceiros é tornar a nova empresa uma fabricante líder global de células de combustível e, assim, ajudar o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e neutro para o clima até 2050.

 

A joint venture aproveitará o conhecimento e a vasta experiência de várias décadas de trabalho de desenvolvimento em células de combustível do Grupo Daimler.

 

Além dos caminhões, existem também outras áreas de aplicação desse tipo de sistema de célula a combustível. A joint venture irá desenvolver um sistema com vários níveis de potência, incluindo um sistema duplo com potência contínua de 300 kW para caminhões pesados de longa distância. Com base nas exigentes condições em aplicações de caminhões pesados, os produtos da joint venture também são ideais para outros casos de uso, como a geração de energia estacionária.

 

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo passarão a deter interesses iguais na joint venture, mas continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.

 

O objetivo das duas empresas é começar com testes em clientes de caminhões com células a combustível em cerca de três anos e iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década.