CUIDADOS AO PEGAR A ESTRADA NO FINAL DE ANO
Publicado em: 23/12/2020

O recesso de fim de ano é o memento que muitos esperam para viajar, visitar parentes e amigos, porém, para que a viagem seja totalmente segura, alguns cuidados devem ser tomados

 

O fim do ano é um momento esperado por muitos brasileiros. Durantes as festas, recessos escolares e empresariais, a população reserva um tempo para pegar a estrada, viajar, visitar amigos e família.

 

Porém, vivendo um ano atípico como 2020, as precauções com a saúde aglomerações devem ser redobradas, e com isso, a tendência é um aumento nas viagens de carro para evitar contato com outras pessoas.

 

Mas para isso acontecer de forma correta e totalmente segura, é necessário manter as revisões em dia. O especialista em combustíveis da Raízen, Gilberto Pose, dá algumas instruções do que fazer.

Bateria: Responsável pelo funcionamento do sistema elétrico do carro, a bateria muitas vezes só é lembrada quando deixa o motorista na mão. Cheque regularmente se os cabos estão limpos e bem fixados nos polos, se o seu carro está com problemas para dar partida, a luz dos faróis perde a intensidade ou o rádio começa a falhar, são indícios de que está na hora de trocar a bateria.

 

Combustíveis: Gasolina parada no tanque por muito tempo pode oxidar, um processo de envelhecimento normal causado pelo contato com o ar. Para evitar que este combustível danifique o motor e outras peças do carro, a dica é tentar abastecer o quanto antes, de preferência com combustível aditivado.

 

 

Filtros: Todos os carros possuem três filtros básicos: de ar, de óleo e de combustível. Os carros com ar condicionado ainda contam com um filtro específico para este sistema e que, em tempos de pandemia, precisam de uma atenção especial, seja quanto a sua troca ou mesmo na utilização do sistema – neste momento o mais recomendável é utilizá-lo com a recirculação aberta, fazendo com que o ar dentro do carro sempre se renove.

 

Freios: O fluido dos freios é um item importantíssimo no sistema de frenagem de qualquer veículo. É ele que transmite a pressão do pedal de freio para as rodas, desacelerando o veículo. Por isso, é fundamental que ele esteja sempre no nível correto.

 

Pneus: Cheque a calibragem dos pneus! Mesmo parado, eles podem murchar e comprometer a segurança ao dirigir. “O ideal nesse momento é fazer um balanceamento e também conferir o alinhamento para se certificar que os pneus estão em condições ideais de uso”, recomenda Pose.

Esse é um item fundamental que deve receber atenção periodicamente. Pneus bem calibrados e com o alinhamento e balanceamento em dia evitam o desgaste irregular e excessivo, além de prolongar sua vida útil. A cada 10 mil quilômetros, faça o alinhamento, o balanceamento e o rodízio entre os pneus.