CRLV TAMBÉM PASSA A SER DIGITAL
Publicado em: 10/10/2018

Novo documento complementará a Carteira Digital de Trânsito

 

Depois da Carteira Nacional de Habilitação, a CRLV também passou a ser digital. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo poderá ser emitido para quem já regularizou o seu carro no ano de 2018. Somados, os dois documentos constituem a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 

A previsão é de que até 31 de dezembro, todos os estados emitam o documento, conforme a Resolução nº720/2017 do Contran. O primeiro estado a garantir o documento foi o Distrito Federal. Os demais implementarão o sistema gradualmente.

 

A CRLVe estará disponível na mesma plataforma da CNH digital, ou CNH-e, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store e Google Play, e desenvolvido pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

 

A partir do download do documento no aplicativo será possível o acesso a todos os dados dos motoristas. Um QR Code permite que possa ser verificada a legalidade do registro pelas autoridades, evitando fraudes. Também é possível exportar arquivos em PDF, com assinatura digital.

 

Disponibilizada em Abril a CNH-e, assim como o CRLVe, possuem o mesmo valor legal dos documentos impressos.  Para conseguir a versão digital da carteira de motorista, deve-se possuir a versão mais recente com QR Code.