COMO MANTER A VISIBILIDADE PERFEITA DOS CARROS AUTÔNOMOS
Publicado em: 09/09/2019

A Ford já registrou cerca de 50 patentes que garante a limpeza dos sistemas

 

Os carros autônomos usam de câmeras, radares e sensores para o seu bom funcionamento. Logo, a má visibilidade desses pode ser prejudicial para o bom funcionamento do veículo. Pensando nisso, a Ford desenvolveu estratégias especiais que visam a proteção e limpeza desses componentes.

 

“Os sensores dos carros autônomos trabalham constantemente para oferecer a melhor imagem possível do mundo e um inseto pode afetar seriamente essa capacidade”, diz Venky Krishnan, supervisor do Núcleo de Sistemas de Veículos Autônomos da Ford nos EUA.

 

Cada vez mais as montadoras se empenham em fazer modelos autônomos que enxergam o mundo com mais detalhes, porém, sujeiras ou insetos colocariam em risco todo o trabalho já feito. “Foi então que decidimos tirar o máximo proveito da ‘tiara’, a estrutura instalada no teto dos nossos carros autônomos para suportar a coleção de câmeras, sensor LiDAR e radar que ajudam o carro a ‘ver’ onde está indo.” Conta Venky Krishnan.

 

Como resultado, a Ford já registrou cerca de 50 patentes de sistemas estruturais e de limpeza de carros autônomos. Assim, a tiara tornou-se também a primeira linha de defesa dos sensores, com ranhuras que criam uma cortina de ar para desviar os insetos das lentes.

 

A solução foi desenvolver um sistema de limpeza de última geração, com bicos que borrifam fluido para lavar cada lente. O veículo autônomo consegue identificar quando um sensor está sujo e limpa cada lente individualmente sem desperdiçar fluido. Depois da lavagem, um sopro ar seca a lente rapidamente.

 

Esse sistema equipa a terceira geração de veículos autônomos de teste da Ford, nos Estados Unidos.