COMO FAZER A BOA MANUTENÇÃO DAS RODAS
Publicado em: 26/12/2018

 

 

Ruas esburacadas são um problema para os motoristas, aqui no Brasil principalmente. Esses transtornos do dia a dia do podem causar acidentes e danificar pneus e rodas.  Pancadas nas rodas, ocasionadas por buracos, meio fio e outros, podem deformá-las e fazer com que os pneus também fiquem fora da condição de uso, trazendo perigo na segurança da condução do veículo e prejudicando os pneus, como também demais itens de suspensão.

 

As rodas, assim como pneus e freios, são itens de segurança, cruciais para a condução do veículo. Merecem a mesma atenção e podem esconder perigos no caso de batidas e buracos ou outras situações de risco. Os especialistas da Maxion Wheels listaram algumas dicas para garantir o bom funcionamentos das mesmas:

 

  • Usar a pressão correta dos pneus;

 

 

  • Fazer o Balanceamento do conjunto de rodas e pneus;

 

 

  • Garantir uma montagem perfeita da roda no eixo do veículo;

 

 

  • Uso de apenas de parafusos originais;

 

 

  • Evitar o lubrificante entre os parafusos, roda e cubo: este é um erro bastante comum, pela dificuldade de se identificar o formato do parafuso, que se ajusta ao seu local do assentamento na roda. A não utilização de parafusos adequados provoca uma concentração de tensão na região de aperto, que pode levar a quebra da roda ou perda de torque e soltura da mesma;

 

 

  • Aplicar o torque de aperto recomendado, nos parafusos que prendem as rodas aos eixos;

 

 

  • Alterações técnicas: as rodas são projetadas especificamente para cada modelo de veículo, levando em conta várias características como capacidade de carga; número de parafusos de fixação e diâmetro de distribuição; largura e diâmetro dos pneus a serem usados; in set (distância da face do disco a região mediana do aro; etc). Assim, a alteração do modelo de roda para outras de largura ou diâmetros diferentes dos originais podem levar a vários problemas no veículo, sem contar que são ilegais em alguns casos;

 

 

  • Evitar danos ou deformação da roda:  uma roda que sofreu uma pancada em um buraco ou mesmo no meio fio, pode esconder riscos, porque nem sempre vem acompanhado de sinais claros de que existe um problema (como vibração; ruídos, etc.).  A deformação pode estar do lado de dentro, longe do campo de visão e de difícil identificação. A não atenção e o uso continuado pode levar a trinca da roda com possível perda de pressão e dirigibilidade do veículo.

 

 

 

 

Pensando nesse cenário, a Maxion-Wheels, junto com a Michelin, desenvolveu uma roda flexível que pode reduzir esses danos. A mesma está em fase final de testes, a Roda Flexível Maxion Acorus, deverá ser compatível com todos os pneus no mercado. Veja o Vídeo.