COMO EVITAR E O QUE FAZER SE O CARRO FERVER
Publicado em: 18/12/2019

A atenção ao painel do carro é imprescindível, porque mesmo que não hajam luzes de alerta , o aviso do aquecimento pode ser visualizado através dele

 

É comum por vezes durante o trânsito nos deparar com um carro parado fervendo, ou até mesmo ser o seu próprio carro que está nessa situação.  Muitos motivos podem levar o veículo a chegar a esse ponto, como por exemplo, o nível de água reduzido, problemas na válvula termostática ou a quebra de alguma peça como o ventilador elétrico. Dito isso, a atenção ao painel do carro é imprescindível, porque mesmo que não hajam luzes de alerta, o aviso do aquecimento pode ser visualizado através dele.

 

Para evitar passar por aquecimento do carro é necessário sempre realizar as manutenções de segurança. E além disso, ficar alerta no acréscimo de água ou fluído no reservatório com certa constância e seguindo as orientações do manual do fabricante. “Um ponto importante é que colocar água sem a mistura com fluidos pode aumentar as chances do motor ferver. É sempre importante optar por aditivos anticongelantes que ajudarão o motor a trabalhar em temperaturas abaixo de 0°C e que vão até 115°. Com a água, esses limites são apenas de 0 a 100°”, finaliza Fred.

 

“Se o carro ferver, a melhor forma de agir é não abrir imediatamente o reservatório da água, porque ele pode acabar queimando seus braços e mãos. Outro detalhe é não jogar água fria no reservatório logo em seguida do nível abaixar porque isso leva a choque térmico e pode danificar os componentes do motor do carro que ainda estão superaquecidos”, explica o especialista da  AutoZ, Fred Andrade.