COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL NA HORA DE ABASTECER
Publicado em: 13/10/2021

Analisar frequência do uso do carro e trajeto estão entre as dicas na hora de economizar combustível

 

A gasolina teve um aumento de 51% ao longo de 2021. Segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço do litro da gasolina comum na bomba de alguns postos já ultrapassa os R$ 7, como no Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, e a probabilidade é que os valores do combustível continuem subindo.

 

“Analisando friamente o que é mais vantajoso, podemos falar que a gasolina é o mais econômico. Ao abastecer seu carro com gasolina, você poderá rodar mais até que sinta necessidade de parar em um posto novamente. Porém, ao se aprofundar no tema, concluímos que para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos”, afirma o CEO da Zul+, André Brunetta.

 

 

1 – Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer

 

Como ponto de partida podemos dizer que o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

 

2- Faça cálculos

 

Agora para se ter a resposta exata, multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina.

 

3 – Monitore seus gastos com combustível

 

Outra coisa importante é monitorar seus gastos com combustível, seja gasolina ou álcool. Isso garante que o motorista tenha um histórico de gastos, o que pode auxiliar nos comparativos