CNH PODE TER SUBCATEGORIAS
Publicado em: 17/08/2018

Você  vai tirar a CNH mas prefere dirigir apenas carros automáticos? Pois bem, então essa informação pode te ajudar! Um projeto de lei que está sendo analisado na Câmera dos Deputados desde 2017,  prevê a criação de subcategorias para a CNH.

 

 

 

O projeto foi iniciado pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), onde previa a alteração apenas para carteiras de categoria A. Porém, o relator do projeto na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, Hugo Leal (PSB-RJ) apresentou um substantivo para que o projeto se estendesse a todas as categorias.

 

Caso aprovado o PL 7746/17, a pessoa que tiver o interesse em tirar a CNH de categoria tipo B, por exemplo, poderá escolher duas opções, B1 para conduzir apenas carros automáticos e a B2 que teria o mesmo efeito da CNH atual, onde o condutor tem o direito de dirigir ambos os carros, automáticos e manuais.

 

Assim, quem optar pela opção B1 terá aulas e fará o teste prático em um carro com transmissão automática. E para os que optarem pela B2, continuarão fazendo as aulas e testes práticos em carros com transmissão manual.

 

Se o condutor que escolheu a categoria B1 for parado dirigindo um carro manual, será multado, levará  7 pontos na carteira e o carro será apreendido.

 

Na CNH estará discriminada a subcategoria na qual o condutor estará apto a dirigir. Para os condutores atuais, a nova lei não implicará em nada.