CESVI BRASIL INDICA MANEIRAS CORRETAS DE SE ENTENDER COM AS BATERIAS
Publicado em: 19/06/2019

 

Itens geralmente têm pouca atenção dos motoristas, mas cuidados são importantíssimos, segundo superintendente técnico Emerson Feliciano

 

A medida que a tecnologia automotiva avança e traz cada vez mais comodidade ao motorista, aumenta também a quantidade de itens eletrônicos embarcados no veículo e, por consequência, cresce a importância da bateria. Segundo o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a bateria tem um papel fundamental no bom funcionamento dos itens eletroeletrônicos do carro, como: trava das portas, acionamento das janelas, ar-condicionado, kit de mídia, entre outros.

 

De acordo com Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI, antes de fazer qualquer alteração ou substituição na bateria do veículo, é fundamental checar e consultar as indicações do equipamento original presente no manual do proprietário.

 

Cuidados com a bateria

Segundo o especialista, existem alguns cuidados básicos que o motorista pode ter que amenizam o consumo em excesso da bateria. “Carros que ficam parados por muito tempo tendem a esgotar a bateria com mais facilidade. Por isso, é indicado que seja dada partida nele a cada 15 dias, e deixe-o funcionando por uns 5 minutos, a fim de dar uma carga adicional e movimentar o conjunto mecânico”, explica Feliciano.

 

Outra ação que aumenta o consumo da bateria é a instalação de alarmes (não originais de fábrica) que esgotam rapidamente a vida útil da bateria. Por isso, antes de acrescentar qualquer item eletrônico no veículo certifique-se de que não irá trazer prejuízos a médio e longo prazo. Por fim, o especialista lembra que o condutor deve estar atento a luz de aquecimento do motor no painel.

 

Inicialmente, é indicado que o motorista procure o auxílio de um mecânico especializado para realizar essa substituição ou até mesmo acione o seguro para ter garantias de que a bateria será colocada corretamente. Para obter o passo a passo de como trocar a bateria, caso as primeiras possibilidades não sejam possíveis, acesse o site da CESVI Brasil