TINTA QUE MUDA DE COR?
Publicado em: 21/10/2019

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com o apoio da Ford, está trabalhando para que isso vire realidade

 

Já passou pela experiência de comprar uma roupa ou até mesmo um carro e na hora de finalizar a compra não saber qual cor levar?  Com certeza, futuramente isso não será mais um problema, as pessoas poderão mudar a cor do carro e das roupas sempre que desejarem. Mas será que esse futuro está tão longe assim?

 

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com o apoio da Ford, está desenvolvendo através do seu Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial, a chamada PhotoChromeleon, a tinta reversível, a mesma permite que os objetos mudem de cor quando são expostos a uma luz especial com diferentes comprimentos de onda.

 

O vídeo abaixo mostra como o processo funciona ao ser aplicado em diferentes objetos. A PhotoChromeleon é reversível e cada processo de personalização pode levar de 15 a 40 minutos, dependendo do tamanho do objeto.

 

 

“Esta tinta pode reduzir o número de etapas necessárias para a produção de uma peça multicolorida, ou melhorar a durabilidade da cor afetada por intempéries ou degradação dos UV”, explica Alper Kiziltas, especialista técnico em materiais sustentáveis e emergentes da Ford nos EUA.

 

Uma das vantagens do uso da tinta reprogramável é a fabricação de produtos em menor escala, de modo que os fabricantes precisem produzir itens em excesso para atender as diferentes preferências de cor, sendo uma pratica sustentável.