BMW, TOYOTA E MERCEDES-BENZ FORAM AS QUE MAIS FIZERAM RECALLS EM 2019
Publicado em: 16/05/2019

 

Papa Recall, aplicativo especializado, constatou 34 campanhas, com 13 montadoras e 66 modelos

 

Segundo levantamento realizado pelo Papa Recall, aplicativo gratuito que avisa os usuários se o carro precisa passar por algum procedimento, as montadoras BMW, Toyota e Mercedes-Benz são as que mais realizaram recalls no primeiro trimestre de 2019.

 

Recurso essencial na indústria automotiva por corrigir defeitos de fábrica, o recall movimentou as montadoras e motoristas brasileiros nos três primeiros meses do ano. Foram 34 campanhas, afetando 13 montadoras e 66 modelos diferentes de veículos. Ao todo, em 44% desses recalls afetaram os carros cadastrados no aplicativo.

 

A montadora BMW é a líder de campanhas no trimestre, com oito recalls. A Toyota ocupa a segunda posição, com cinco chamamentos, seguida pela Mercedes-Benz com quatro. Além disso, praticamente um terço das fabricantes (32%) realizou alguma campanha de reparação nesse período.

 

Contudo, entre os modelos são os motoristas de Audi que precisaram ficar mais atentos. O Audi A5 teve 12 recalls únicos nos três primeiros meses do ano, enquanto que o Audi A4 realizou dez – o Saveiro ficou na terceira posição com sete. No total, 8% dos modelos que circulam no Brasil foram afetados.

 

Outro destaque do trimestre foi a campanha realizada pela Volkswagen. Apesar de não ocupar as primeiras posições de recall no trimestre, a fabricante está realizando a recompra de alguns veículos. No total, 194 carros de diversos modelos e anos serão recomprados pela montadora por 100% do valor na Tabela FIPE.

 

O aplicativo surgiu em fevereiro de 2019 e, desde então, já cadastrou mais de 600 campanhas dos últimos 14 anos, totalizando 2.836 recalls únicos, 40 montadoras e 796 modelos diferentes.