BMW terá rodas de alumínio produzidas com 100% de energia verde a partir de 2024
Publicado em: 24/04/2022

A BMW anunciou que produzirá rodas de alumínio utilizando 100% energia verde a partir de 2024. Até agora, as rodas foram responsáveis por 5% das emissões de CO² da cadeia de abastecimento. A transição para uma produção mais sustentável, que depende de energia verde, reduzirá as emissões em mais da metade. A marca alemã adquire cerca de 10 milhões de rodas de liga leve por ano, em que 95% destes são feitos de alumínio fundido.

 

 

 

 

 

 

Por meio de auditorias independentes, a fabricante garante o uso consciente e sustentável do alumínio por seus fornecedores, economizando até 500.000 toneladas de CO² por ano. Vale ressaltar que o alumínio possui boas propriedades de reciclagem, tornando mais fácil derreter rodas antigas como parte da economia circular, eliminando a necessidade de eletrólise intensiva em energia para produzir a matéria-prima primária. Ao mesmo tempo, a matéria-prima secundária também deve atender aos requisitos premium da marca para qualidade, design, segurança e propriedades mecânicas.

 

 

Em 2023, a MINI se tornará pioneira neste campo, usando rodas fundidas de liga leve feitas de 70% de alumínio secundário na nova geração do MINI Countryman. A combinação de 100% de energia verde para produção e 70% de conteúdo de matéria-prima secundária, pode reduzir as emissões de CO² em até 80%, em comparação com os processos de fabricação convencionais.