BATERIA: MODO CORRETO DE CUIDAR
Publicado em: 01/08/2019

 

 

Lucas dá passo a passo de como preservar de forma adequada esse importantíssimo item. Veja também verdades e mitos

 

A bateria é parte primordial para o perfeito funcionamento de um veículo. A peça é responsável não só pela partida, mas também proporciona energia para a iluminação externa e interna e mantêm os sistemas elétricos e eletrônicos operando.

 

Por isso, ficar atento ao estado da bateria e de seu funcionamento é crucial. “Este componente tem uma vida útil de dois a três anos, mas sua duração depende muito das condições de uso e da correta manutenção do veículo”, explica Jeferson Scarelli, consultor técnico da Lucas. Os testes para verificar a carga da bateria podem ser feitos por especialistas em centros automotivos, mecânicas ou autoelétricos.

 

Também é importante realizar a substituição da bateria com um profissional bem capacitado e de confiança. Alguns carros mais modernos exigem equipamentos diferenciados para a troca do componente.

 

“Quanto mais tecnologia, mais complexo fica. Por exemplo, os veículos com start/stop precisam de auxílio de equipamentos modernos para a reposição da bateria. De qualquer forma, independente do modelo, há diversos outros detalhes que apenas um profissional especialista tem conhecimento”, esclarece Scarelli.

 

Abaixo, a Lucas aponta os principais sinais que indicam a necessidade da mudança de bateria.

 

  • Dificuldade para ligar o carro;
  • Falha em algum sistema elétrico, como luz fraca e oscilante;
  • Problemas com o sistema de injeção do combustível ou com o ar-condicionado;
  • Observe também os avisos no painel, quando a bateria começa a ficar fraca, uma luz acende avisando que ela precisa ser trocada;
  • Agora, se o carro não liga de jeito algum, certamente a bateria “arriou”.

 

 

Mitos e verdades

 

  • Chupeta – O ideal é não usar o veículo com a bateria em mau funcionamento, para não chegar a este ponto. Além disso, a conhecida “chupeta” pode prejudicar a bateria dos dois carros – o que está sem carga e o que está prestando auxílio.

 

  • Uso de rádio com carro desligado – Nesta situação, muitos acreditam que basta ligar o motor por alguns minutos para recarregar a bateria, que está sendo usada para manter o rádio ligado. Porém, isso não é verdade. “Repor toda a energia gasta pela bateria demora muito mais do que se imagina. Normalmente, é preciso por volta de 45 a 50 minutos com o carro ligado. Isso acontece porque a carga para fazer o motor funcionar é muito alta, e demora um certo tempo para ser reposta”, alerta Scarelli.

 

  • Carro desligado por muito tempo – Neste caso, ligar o carro por alguns minutos também não é eficiente. “Fazendo isso, a bateria para de funcionar corretamente em menos de dois anos”, explica o especialista.