AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA PNEUS
Publicado em: 25/07/2019

A constante evolução da indústria automotiva também gera impacto nos pneus que agora, podem durar mais e rodar mesmo sem ar

 

A indústria automotiva está em constante evolução. Essa transformação pode ser notada com facilidade nos designs, na tecnologia embarcada, sensores e nos itens de segurança cada vez mais complexos nos veículos e nos pneus a situação não é diferente. Por este motivo, o CESVI BRASIL destacou algumas tecnologias que estão sendo aplicadas para otimizar a performance dos pneus.

 

A primeira delas é o pneu verde, que traz novidades nos seus compostos e estruturas para reduzir o esforço de rolagem do veículo. “Essa novidade é capaz de aprimorar o desempenho do veículo e, até mesmo, gerar economia de combustível. Segundo alguns fabricantes, é possível rodar até 720 quilômetros a mais, levando em consideração um automóvel que roda mil quilômetros por mês”, comenta Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Conteúdo do CESVI Brasil.

 

Outra é o run flat, que roda sem ar por até 80 quilômetros a 80 km/h, sem que o pneu saia da roda. Se furar, o motorista ainda consegue rodar até que seja possível parar em local seguro, pois o equipamento tem lateral reforçada e estrutura capaz de suportar o peso do veículo. Vale lembrar que o carro equipado com esse sistema de pneus deve ter o chamado Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento de pressão de pneu), para que o condutor seja alertado sobre o esvaziamento do pneu, passando a dirigir o veículo em velocidade moderada e com mais responsabilidade.