AQUAPLANAGEM: O QUE É, COMO EVITAR E COMO AGIR
Publicado em: 22/08/2019

Esse fenômeno acontece quando o pneu perde o atrito em vias molhadas. Nessas horas é necessário manter a calma para recuperar o controle do veículo

 

 

Em dias de chuva, formam-se muitas poças de água nas vias, e se o motorista abusar da velocidade, os pneus perdem o atrito com o solo e o veículo pode vir a escorregar sobre a superfície coberta de água. Nessa situação, o veículo desliza sobre a pista, as rodas podem vir a travar, e a consequência é que o motorista perde o controle do automóvel e ao consegue frear. Esse é o fenômeno chamado aquaplanagem. Pensando nisso,  o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL) dá dicas de como evitar e como agir nessas situações.

 

 

 

Como evitar a aquaplanegem?

 

– Ao dirigir sob chuva ou em pista molhada, diminua a velocidade em 30% em relação ao permitido para a via. Caso necessite frear ou acelerar, realize essas ações de forma mais suave. Se o veículo for equipado com ABS, você pode frear normalmente.

 

– Mantenha distância do veículo à frente observando o rastro dos pneus deixados por esse veículo. Se o rastro se fechar rapidamente, é sinal de muita água na pista.

 

– Tenha muita atenção ao fazer as curvas.

 

– Não use o piloto automático sob chuva forte. O veículo vai reconhecer o acúmulo de água como um atraso e pedir mais potência, o que pode levar a problemas.

 

– Os sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de freios ABS não são substitutos para a condução cautelosa e a manutenção dos pneus. O sistema ESP usa técnicas avançadas de frenagem, mas ainda depende de haver contato com a estrada. Na melhor das hipóteses, o ESP ajuda a recuperar a tração, mas o sistema não pode impedir a aquaplanagem.

 

 

 

O que fazer se o carro entrar em aquaplanagem?

 

– Em primeiro lugar, controle o susto e tente manter a calma. Entrar em pânico só vai piorar a situação.

 

– Desacelere progressivamente o veículo.

 

– Mantenha o volante na trajetória.

 

– Se o veículo tiver freios ABS, que não deixam as rodas travarem com a frenagem, eles podem ser acionados até que o carro recupere a aderência ao asfalto, possibilitando o controle sobre o veículo.

 

– Mantenha a manutenção do veículo e dia.

 

– Rode com pneus em boas condições e com a calibragem correta. Pneus com pressão inferior à indicada pela montadora (murchos) podem curvar para dentro, o que deixa o centro deles mãos alto e retém a água mais facilmente.

 

 

Pneu em bom estado é fundamental

 

Uma das funções de design do pneu é justamente drenar a água do piso por onde o veículo trafega. Conforme o pneu é utilizado, esses sulcos vão diminuindo a capacidade de drenar a água também. Caso o pneu esteja desgastado acima do limite indicado pelo fabricante, a capacidade de drenagem será menor, aumentando o risco do veículo aquaplanar.