Em dias de chuva, formam-se muitas poças de água nas vias, e se o motorista abusar da velocidade, os pneus perdem o atrito com o solo e o veículo pode vir a escorregar sobre a superfície coberta de água. Nessa situação, o veículo desliza sobre a pista, as rodas podem vir a travar, e a consequência é que o motorista perde o controle do automóvel e ao consegue frear. Esse é o fenômeno chamado aquaplanagem. Pensando nisso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL) dá dicas de como evitar e como agir nessas situações.
Como evitar a aquaplanegem?
– Ao dirigir sob chuva ou em pista molhada, diminua a velocidade em 30% em relação ao permitido para a via. Caso necessite frear ou acelerar, realize essas ações de forma mais suave. Se o veículo for equipado com ABS, você pode frear normalmente.
– Mantenha distância do veículo à frente observando o rastro dos pneus deixados por esse veículo. Se o rastro se fechar rapidamente, é sinal de muita água na pista.
– Tenha muita atenção ao fazer as curvas.
– Não use o piloto automático sob chuva forte. O veículo vai reconhecer o acúmulo de água como um atraso e pedir mais potência, o que pode levar a problemas.
– Os sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de freios ABS não são substitutos para a condução cautelosa e a manutenção dos pneus. O sistema ESP usa técnicas avançadas de frenagem, mas ainda depende de haver contato com a estrada. Na melhor das hipóteses, o ESP ajuda a recuperar a tração, mas o sistema não pode impedir a aquaplanagem.
O que fazer se o carro entrar em aquaplanagem?
– Em primeiro lugar, controle o susto e tente manter a calma. Entrar em pânico só vai piorar a situação.
– Desacelere progressivamente o veículo.
– Mantenha o volante na trajetória.
– Se o veículo tiver freios ABS, que não deixam as rodas travarem com a frenagem, eles podem ser acionados até que o carro recupere a aderência ao asfalto, possibilitando o controle sobre o veículo.
– Mantenha a manutenção do veículo e dia.
– Rode com pneus em boas condições e com a calibragem correta. Pneus com pressão inferior à indicada pela montadora (murchos) podem curvar para dentro, o que deixa o centro deles mãos alto e retém a água mais facilmente.
Pneu em bom estado é fundamental
Uma das funções de design do pneu é justamente drenar a água do piso por onde o veículo trafega. Conforme o pneu é utilizado, esses sulcos vão diminuindo a capacidade de drenar a água também. Caso o pneu esteja desgastado acima do limite indicado pelo fabricante, a capacidade de drenagem será menor, aumentando o risco do veículo aquaplanar.