APTIV CLASSIFICA E APRESENTA OS NÍVEIS DE AUTOMAÇÃO
Publicado em: 12/04/2019

Empresa fornece tecnologias para carros autônomos e conta com frota de 30 veículos nível 4 em circulação nos Estados Unidos

 

Os veículos autônomos são o futuro da mobilidade, mas as tecnologias de automação já estão em uso em todo o mundo há décadas.

 

A indústria automotiva segue os níveis de automação determinados por normas internacionais, sendo que existem quatro classificações com padrões diferentes para Europa e Estados Unidos. A Aptiv, empresa de tecnologia global para segurança e conectividade segue o padrão da instituição alemã VDA (Verband der Automobilindustrie), que classifica os níveis de 0 a 5.

 

Cada nível é determinado pelas tecnologias de assistência à direção presentes no veículo e à função que estes equipamentos desempenham. Entre os dispositivos estão câmeras, radares, assistentes de estacionamento e controladores de velocidade, entre muitos outros.

 

Atualmente, os veículos comercializados em todo o mundo estão no máximo no nível 3 de automação, embora protótipos já apresentem soluções superiores. No nível mais alto, o 5, volante e pedais são desnecessários e o motorista não precisa estar atento à via em nenhum momento. Um veículo 100% autônomo é capaz de seguir uma rota determinada, obedecer às leis de trânsito, identificar pessoas, objetos e demais veículos em seu entorno e ainda reagir em situações de emergência.

 

 

Conheça os níveis de automação:

 

Nível 0:  neste nível, a direção depende 100% do motorista, com equipamentos que apenas alertam o condutor.

 

Nível 1: o veículo é capaz de fazer algumas ações, como manter uma determinada velocidade, mas as principais ações ao volante ainda dependem do motorista.

 

Nível 2: com tecnologias mais avançadas, como assistente de estacionamento, o veículo consegue acelerar, frear e se manter dentro das faixas de rodagem, embora o motorista deva estar atento à via todo o tempo para assumir a direção e reagir em situações de emergência.

 

Nível 3: neste nível, o veículo consegue assumir a direção, inclusive, em rodovias. Porém, o condutor deve estar atento e é convidado a demonstrar reações, como tocar o volante, de tempos em tempos.

 

Nível 4: praticamente todas as ações do veículo independem do motorista, mas o condutor precisa assumir em condições adversas, como climáticas.

 

Nível 5: com todos os equipamentos do nível 4, o sistema automatizado dispensa a presença de um condutor, além de volante e pedais, com os comandos feitos por voz ou aplicativo de smartphones.

 

Experiência Aptiv nível 4

 

A Aptiv e a Lyft, empresa americana de transporte que conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de aplicativo, firmaram uma parceria no início de 2018 para lançar a primeira experiência de viagem autônoma de ponto a ponto durante a feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show) 2018.

 

Este piloto inicial forneceu ao público mais de 400 viagens autônomas e obteve uma classificação média de clientes de 4,99, de um total de cinco estrelas possíveis. Após o sucesso do projeto, as empresas fortaleceram essa parceria lançando uma frota com 30 veículos autônomos circulando pelas ruas de Las Vegas, nos Estados Unidos. Além disso, as tecnologias oferecidas pela Aptiv estão presentes nos BMW Série 5 da frota da Lyft, que se enquadram no nível 4 de automação.