A PRODUÇÃO DO AUDI E-TRON FOI SUSPENSA DEVIDO À FALTA DE PEÇAS E COMPONENTES
Publicado em: 28/02/2020

 

A marca de luxo alemã diz que a baixa disponibilidade de baterias para carros elétricos na Europa possa ter alguma ligação com o fabricante de Ingolstadt

 

 

O motivo é que s principais players estão tendo problemas, como no caso do Jaguar I-Pace, que teve sua produção suspensa por falta de baterias, assim como atrasos relativos ao Mercedes-Benz EQC. A China é o principal fornecedor de bateria de lítio, e a epidemia localizada no país piorou a demanda dos clientes no setor automotivo.

 

 

Por ser a principal fonte de energia para carros elétricos mundiais, a China faz com que muitas marcas fiquem dependentes de sua situação. Mas para evitar isso, principalmente por conta do coronavírus, a União Européia está acelerando seu esforço em nacionalizar as células de lítio para suprir a demanda e evitar outros problemas.

 

 

A Alemanha conta com seis projetos de fábricas que reduzirão essa dependência da China, porém as obras estão enfrentando pressão de regras ambientais, bem como a rejeição da opinião pública. Ainda assim a produção de baterias na Europa tem sido apoiada financeiramente por vários países do bloco e pelas montadoras locais.

 

 

Mesmo com tais iniciativas, a China continuará a liderar a fabricação mundial de baterias pelos próximos anos, pois seu mercado é o maior do mundo para carros elétricos. E as vendas ainda estão bem abaixo do esperado pelas marcas, pois a venda de carros elétricos não tem decolado, por conta da falta de suprimentos.