A IMPORTÂNCIA DA REGULAGEM DOS FREIOS EM VEÍCULOS PESADOS
Publicado em: 06/04/2020

 

Seja no caminhão ou no ônibus, a regulagem dos freios é feita de forma manual, por isso é imprescindível entender como é feita

 

 

A maioria dos veículos pesados possui um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo “S” como principais componentes desse conjunto. Como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, Cesvi Brasil, explica a importância da regulagem do sistema.

 

Com o uso contínuo dos freios, existe o desgaste natural das guarnições e da superfície do tambor. Com isso, a folga desse conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal de freio.

 

Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata (patins) de freio (suporte das lonas), danificar a superfície de atrito do tambor e também ocorrer uma situação conhecida como “virar o S”. Mas o que é isso? O cames tipo “S” é o componente responsável pela movimentação das sapatas de freio – “virar o S” é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.

 

Esta soltura do alojamento é uma situação de perigo, pois pode acontecer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada, transformando assim uma situação normal em um evento de risco à vida.

 

Manutenção é essencial

 

Verifique a regulagem e o correto funcionamento dos freios com frequencia. É importante lembrar-se de realizar um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita, pois, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final.

 

Verifique a lubrificação dos principais componentes de acionamento. Drene os reservatórios de ar do sistema pneumático, excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.