A ATUALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
Publicado em: 15/07/2019

 

Em boletim divulgado pela Cesvi Brasil, foram apontados novos componentes que ganham a responsabilidade de deixar o veículo mais leve e ecológico.  Ainda segundo a Cesvi, esses novos componentes entram no mercado pelo fato da maioria dos veículos serem movidos a combustão, que são motores pouco eficientes quando o assunto é eficiência energética.

 

Com isso, foram listados alguns itens que contribuem para um veículo mais eficiente:

 

Pneus

 

Com o título de “pneu verde”, alguns modelos são fabricados com metérias-primas mais sustentáveis que a borracha padrão. Além de contribuírem para a redução de CO2 por terem mais eficiência em atrito, fazendo com que o carro desempenhe menos esforço para atingir determinadas velocidades.

 

Peças em alumínio

 

Por se tratar de um material mais leve, muitas fabricantes estão substituindo o aço por alumínio. Componentes como capôs e travessas dianteiras de para-choque feitos desse material são cada vez mais comuns em veículos vendidos no Brasil. Já no mundo, muitos veículos já estão sendo fabricados com mais de 80% de sua carroceria em alumínio, o que chega a diminuir mais de 10% do peso total do veículo.

 

Compostos em plásticos e fibra

 

Peças como o painel dianteiro do veículo, que sustenta peças mecânicas, como radiador, o condensador e o eletro-ventilador, são feitas em compostos de fibra, que são mais leves que os painéis metálicos. Além disso, esse tipo de painel dianteiro, em composto de fibra, tende a poupar danos às peças fixadas nele em caso de impacto, o que reduz o custo final do reparo e também diminui o tempo do veículo em oficina.