Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda em solo nacional. E para celebrar, a empresa lança nesta quarta-feira, dia 30 de junho, uma campanha especial em suas redes sociais.
A campanha conta com um selo comemorativo, que reforça elementos de brasilidade em suas cores e linhas, além de expressar a força dos 50 anos da empresa. A peça ainda é acompanhada do slogan “Sonhos que Movem Gerações”, escolhido a partir de concurso interno com os colaboradores Honda em todo país.
A Marca chegou ao país em 1971 no dia 26 de outubro. Por aqui, tudo começou em um pequeno escritório estabelecido no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo, a empresa deu início às operações da Honda Motor do Brasil Ltda.
As primeiras motocicletas Honda desembarcaram no porto de Santos (SP), trazendo toda a tecnologia japonesa, que não demorou muito para conquistar o coração dos brasileiros.
Assim, em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, levando para a cidade de Manaus (AM) todo conhecimento global de fabricação, qualidade de produto e visão de negócios da empresa. O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional, a motocicleta CG, também completa 45 anos de existência e é o veículo mais vendido do Brasil.
Com a premissa de desenvolver soluções de mobilidade que atendam às expectativas dos mais variados perfis de clientes, a Honda Motos conta com a maior linha de motocicletas do mercado, com modelos que vão desde a Pop, com 110cc, até a GL Gold Wing, com 1.800cc.
O sucesso no segmento de motocicletas abriu caminho para a Honda iniciar no Brasil sua operação de automóveis. Em 1992, foi a vez do Honda Accord desembarcar no porto de Santos (SP), como o primeiro automóvel importado pela Marca.
E, novamente, não demorou muito para a empresa se consolidar também no exigente e competitivo mercado automotivo. A Honda expandiu a atuação também no mercado de quatro rodas, inaugurando, em 1997, sua primeira fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré (SP). A operação teve início com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.
Ano após ano, a Honda Automóveis do Brasil introduziu novas tecnologias e modelos ao mercado nacional, além de ampliar seu parque fabril com a inauguração, em 2008, do setor de PowerTrain, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores.
A Honda Automóveis acumula mais de dois milhões de veículos entregues e oferece em seu line-up uma completa gama de produtos nacionais, entre SUVs, sedãs e monovolume; além dos importados CR-V e Accord, esse último recentemente confirmado com motorização híbrida, dando início ao processo de eletrificação dos automóveis Honda no país.