27 DE JULHO DIA DO MOTOCICLISTA
Publicado em: 27/07/2020

A Abraciclo homenageia a categoria que no período de pandemia, mostrou sua importância para a sociedade

 

Hoje, 27 de julho, é comemorado o dia do motociclista. E a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo homenageia aqueles que utilizam a motocicleta como instrumento de trabalho.

 

Com os impactos da pandemia da covid-19, os motofretistas ganharam o papel de protagonistas em todo o Brasil, atuando na linha de frente e permitindo que parte da população cumprisse as regras do isolamento social.

 

 

Na realidade, os motofretistas que já eram vistos como trabalhadores de serviços essenciais, agora foram elevados à condição de “heróis da sociedade” pelos brasileiros, entregando alimentos, mercadorias, medicamentos, documentos, materiais e muitos outros produtos. Para cumprir essa tarefa, entre outros desafios, enfrentam alto risco de contágio pelo grande contato com os consumidores.

 

 

O número de pessoas que atuam nessa área, no entanto, aumentou significativamente com a pandemia. “Para driblar o desemprego e aumentar seus rendimentos, muitos passaram a atuar nos serviços de delivery”, afirma o presidente interino do Sindimoto/SP, Gerson Silva Cunha.

 

 

O perfil dos profissionais pode ser traçado por meio de pesquisas desenvolvidas durante as ações do programa MotoCheck-Up, promovido anualmente pela Abraciclo. Os levantamentos realizados nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) mostram que a maioria é do sexo masculino (98%), na faixa etária de 30 a 40 anos (mais de 40%), é casada e com ensino médio completo (cerca de 60%).