O BRASIL COM UMA NOVA PLACA
Publicado em: 22/08/2018

 

A partir de dezembro as placas padrão Mercosul serão instaladas nos veículos

 

A partir do dia 1º de Dezembro de 2018 novas placas serão instaladas nos carros que precisarem substituir ou implementar a peça, no caso de veículos 0 km. Quem não precisa realizar o serviço imediatamente, pode esperar até 2023.

 

A mudança ocorrerá motivada por um acordo firmado e 2014 entre os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul), que reúne 12 países da América do Sul, contando a Bolívia que está em processo de adesão.

 

A partir do dezembro, a quantidade de letras e números se inverterá. Ao invés de 3 letras e 4 números como temos atualmente, será aumentado um número, enquanto teremos uma letra a menos, portanto, 4 letras e 3 números será a característica das novas placas de veículos no Brasil.

 

A iniciativa visa padronizar as identificações dos carros dos países participantes do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia, entre outros. Os dois primeiros, aliás, já adotam o novo modelo. Aqui, porém, a mudança promete custar mais já que alguns padrões atuais devem ser mantidos na nova peça, além de já ter sido adiado algumas vezes.

 

A cor das placas será branca e não mais cinza, com a cor da fonte de acordo com a categoria do automóvel. O tamanho não se alterará. Visando evitar fraudes, uma marca d’água se repetirá diagonalmente ao longo da placa e terá uma identificação por QR Code e chip, com compartilhamento das informações do veículo e do proprietário. Não haverá mais lacres.