DEZ DICAS DE COMO ECONOMIZAR NO COMBUSTÍVEL
Publicado em: 09/09/2019

Economia é um termo que está na mente do brasileiro, mas nem sempre fazemos de tudo para manter as contas no verde no final do mês

 

Formas de se manter no orçamento é uma das lutas mais constantes de muitos brasileiros. Sempre tentamos formas de reduzir gastos e custos. É ruim pensar que por má administração podemos estar jogando dinheiro pelo ralo. E para quem tem carro, essa questão é constante, e claro, que o combustível não fica de fora quando o assunto é economia.

 

Procurar postos mais em conta, usar álcool ao invés de gasolina em casos de veículos flex e outras formas de condução contribuem para essa economia. Mas por vezes não são o suficientes.

 

Pensando nisso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL), dá dez dicas valiosas de como economizar o combustível:

 

1-  Calibrar os pneus frios a cada 15 dias. Calibrar os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante contribui para melhorar a rolagem dos pneus no solo, evitando o desperdício de combustível.

 

2 – Retire objetos desnecessários do interior do veículo e do porta-malas para não levar “peso morto” durante o seu trajeto. As montadoras passam anos desenvolvendo estruturas mais leves, visando à economia de combustível, e às vezes você transporta vários quilos desnecessários durante a condução.

 

3- Utilize rotações adequadas para cada marcha engatada, evitando o alto giro do motor. Na dúvida, o próprio manual informará a marcha mais recomendada para cada velocidade desenvolvida.

 

4-  Não utilize o ponto-morto com o veículo em movimento. Na banguela, além de não se conseguir o “freio-motor”, o consumo de combustível será maior do que se você estiver trafegando com a marcha engrenada e o pé fora do acelerador, principalmente em decidas.

 

5- O alinhamento de suspensão é muito importante para evitar o desgaste de pneus e consequentemente um consumo maior de combustível.

 

6- Verifique o estado do sistema de catalisador e escapamento, pois esses elementos podem apresentar desprendimento de seus componentes internos, obstruindo a saída dos gases de escape, o que gera aumento de temperatura e maior consumo de combustível.

 

7- O bom estado das velas e cabos de ignição garante a queima do combustível dentro da câmara de combustão.

 

8-  O sistema de arrefecimento do motor também merece atenção, pois é dotado de uma válvula chamada “termostática”, que, se apresentar problemas, poderá travar na posição aberta, liberando a total passagem do fluido de arrefecimento para o radiador, fazendo o motor do veículo trabalhar em uma temperatura muito baixa, principalmente em estradas. Assim, o sistema de injeção pode interpretar que o motor está frio, enviando mais combustível para a queima desnecessariamente.

 

9-  Verifique também a qualidade do combustível que você coloca no carro. Combustíveis de má qualidade comprometem o funcionamento do motor e alteram o consumo.

 

10 – Evite acelerações bruscas, elas consomem uma quantidade de combustível muito maior.