14° VEÍCULO ELÉTRICO LATINO-AMERICANO
Publicado em: 18/09/2018

 

Entre os dias 17 e 19 deste mês, acontece a 14° Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. O evento que reuniu montadoras, fornecedores da indústria, especialistas do mercado e profissionais do setor.

 

João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil, destacou a importância do Evento para a conscientização sobre a inserção do veículo elétrico no Brasil, e chamou atenção para a importância da criação de leis, incentivos e investimento em infraestrutura para o fortalecimento do setor de elétricos.

 

A sustentabilidade também ganhou destaque no evento, e a eletrificação do setor de transporte público é umas das alternativas mais eficazes para a redução de emissão de gases poluentes. Estes modelos são grandes aliados para alcançar as metas estabelecidas junto à COP 21 e no âmbito do Acordo de Paris.

 

Os expositores demonstraram ânimo e acreditam que o Evento é o lugar certo para expor ideias e produtos, por ser frequentado por autoridades municipais e profissionais que investem no mercado elétrico.

 

 

VOLVO XC 60 T8

 

Como novidade, a Volvo levou para o Evento, o SUV  Premium XC 60 T8, a versão híbrida do modelo já conhecido da Marca. O XC 60 T8 iniciará sua pré venda em outubro, com valor inicial de R$299.950.

 

Trata-se de um híbrido com autonomia de rodar até 45 km com o motor elétrico somente. A carga total em condições perfeitas garante a carga máxima em 2 horas e 30 minutos. O motor é o Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (400 V – 9,2 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 Nm.

 

 

TOYOTA PRIUS HÍBRIDO FLEX

 

A Toyota resolveu apresentar o seu protótipo do Prius na versão híbrido flex. O carro está sem previsão para chegar ao mercado.

O que se sabe é que ainda está em fase de testes que durará de 6 a 8 meses, será produzido em território nacional e contará com motorização diferente de seu antecessor.

 

 

LEXUS NX 300H

 

 

A marca de luxo exibiu o NX 300 H, que teve lançamento nesta sexta-feira (14). Trata-se de um SUV compacto híbrido que possui 3 versões que partem de R$229.670 a R$260.990.

 

O carro utiliza motor elétrico no eixo traseiro para gerar a tração do veículo, esse propulsor gera 68 cv, enquanto o dianteiro gera 32, combinando os dois, gera um torque de 27,5 kgfm, resultados gerados pela bateria de níquel hidreto-metálico. O motor a gasolina é um 2.5 Dual VVT-i com 155 cv e 21,5 kgfm de torque.

 

 

LEXUS CT 200H

 

O outro modelo de luxo que ganhou espaço no Evento foi o CT 200H. O veículo possui motor de 4 cilindros, 1.8 VVT-I 16 V DOCHC, sendo combustão á gasolina, que gera 99 cv de potência e 14,5kgfm de torque. A potência do motor elétrico PE de 82 cv e 21kgfm de torque. Esses juntos alcançam 136 cv de potência. O CT 200h alcança 180 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. O preço inicial é de R$135.750.

 

 

BYD ÔNIBUS ELÉTRICO

 

A BYD, empresa chinesa de baterias e veículos marcou presença com o ônibus de piso baixo voltado para o transporte público 100% elétrico. Os responsáveis presentes garantiram uma autonomia de 400 kg a cada carga realizada, que dura em torno de 4 horas. Disseram também que até o final do ano, há a possibilidade de inserção de 15 unidades na frota pública.

 

 

MOVE PATINETES E BICICLETAS ELÉTRICAS

 

A empresa chinesa, voltada para a mobilidade urbana, apresentou sua gama de produtos de patinetes e bicicletas elétricas. As bicicletas pesam em torno de 14 kg, já os patinetes pesam por volta de 12 kg, sendo que em ambas as baterias chegam a pesar 6 kg, sendo responsáveis por metade do peso.

Pensados para a locomoção de poucos quilômetros nas vias urbanas, os aparelhos  custam a partir de R$3.500, alcançam velocidade máxima de 30 km/h e precisam de 4 a 5 horas para carga máxima.

 

 

FRONIUS INVERSOR SOLAR

 

A Fronius, empresa especializada em energia solar, tecnologia de soldagem e carregadores de bateria, marcou presença no Evento com sua gama de produtos, entre eles a família SnapINverter. Trata-se de uma gama de inversores para sistemas fotovoltaicos em todas as dimensões, disponíveis com potência 1,5 de até 27 KW. Os aparelhos atendem diversas aplicações como: residências, edifícios, complexos industriais e armazéns.

 

 

RIBA SCOOTERS ELÉTRICAS

 

A Marca usou o Evento para apresentar O RibaShare,  o primeiro serviço de aluguel de scooters elétricas compartilhadas no Brasil. O aluguel custará R$0,59 por minuto e ocorrerá através de um aplicativo.  Para pilotar é preciso possuir a habilitação do tipo A. Para devolvê-las, o usuário poderá simplesmente estacionar a scooter em uma área permitida pela lei e que seja de abrangência do RibaShare. Vale lembrar que as motos estão isentas do pagamento de zona azul.

 

A frota inicial será de 50 scooters, que podem percorrer até 90 km em um limite de 50km/h. Já é possível se cadastrar para a lista de espera para o lançamento do aplicativo, que acontece em Outubro. Os cadastrados terão direito de 15 minutos iniciais gratuitos. ‘’Estamos otimistas e esperamos uma ótima aceitação do público’’, projeta Fernando Freitas, CEO da Riba.

 

 

TLP SERVIÇOS DE ELETROPOSTOS

 

Com postos elétricos em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, A TLP apresentou a sua disponibilidade para a instalação de novos locais de reabastecimento em qualquer parte do país. De acordo com a empresa, a partir do momento em que alguém compra um veículo elétrico, pode ser realizada a instalação do serviço para atender esse comprador da melhor forma possível em qualquer lugar.

 

 

ELECTRIC MOBILITY BRASIL CARREGADORES ELÉTRICOS

 

A Electric Mobility apresentou em seu estande, variados carregadores  que vão de acordo com a necessidade do consumidor.

A começar pelos indicados para serem instalados em locais públicos, como o ‘’Public Charger’’ e o ‘’Poule Mount’’, com carga normal a semi-rápida em modo 3, compatíveis com os veículos IEC61851.

Para carga rápida, a empresa apresentou o ‘’QC45’’ e o ‘’QC24S’’, compatíveis com os elétricos CCS. Por fim, para a carga privada, em residências e condomínios, foi proposto o ‘’Homecharger’’, com carga normal em modo-3 para todos os veículos elétricos compatíveis.

 

 

Na tarde desta segunda-feira (17), foi apresentado no Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) realizado durante a Feira, um estudo inédito sobre as perspectivas do veículo elétrico no Brasil e outros avanços no mundo. Foi elaborado pelo Centro de Mobilidade da consultoria Mckinsey. O sócio associado do escritório de Detroit da Mckinsey, Patrick Hertzke, apresentou quatro conceitos chaves: carro autônomo, conectividade, eletrificação e compartilhamento. Segundo ele, a consultoria se guia por esses macrotemas para estudar algumas tendências.

 

O principal dado sobre o Brasil foi a proporção que estuda o crescimento nas vendas de veículos híbridos e elétricos, que apontou que até 2030, 30% da frota brasileira vendida irá conter algum tipo de eletrificação. Ele também destacou que existem estudos em andamento para baratear o custo de etanol em veículos híbridos e também salientou que, por conta do combustível característico do Brasil, o país se encontra em uma boa posição no ranking dos países que menos poluem a atmosfera.

 

Bernardo Ferreira, sócio associado no Brasil, disse que o Brasil ainda possui muito a avançar, mas existem boas expectativas. “O Brasil vende dois milhões de carros por ano, e apenas 3000 são elétricos, é muito pouco. Apesar disso, começamos a enxergar algumas mudanças de comportamento, incentivo da indústria e investimento em novas tecnologias. Por isso precisamos entender o que precisa ser melhorado para avançarmos ainda mais”, concluiu.

 

Para a ABVE, é necessário ‘’criar um novo mercado’’ para os veículos híbridos e elétricos, assim como se atentar e fiscalizar a importância da redução da emissão Co², que causa tantos problemas de saúde ao piorar o ar, sobretudo nos grandes centros.

 

Para o sucesso desse novo mercado, porém, a ABVE defende a isenção dos veículos elétricos e híbridos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), pedágios e estacionamentos no país. Além da taxa de IPI fixada em 7% para este tipo de automóvel.