ESTAÇÕES DE RECARGA PARA VE’s E SUAS DIFERENTES APLICAÇÕES
Publicado em: 22/01/2020

Atualmente os modelos de estação de recarga variam de R$2.500 a R$150.000, no entanto, possuir esses equipamentos em determinados estabelecimentos, faz com que o local valorize e atraia mais clientes interessados no uso

 

 

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), até outubro de 2019, foram vendidos 7,43 mil modelos com a tecnologia, número maior que em todo o ano de 2018, que foi de 3,97 mil. Ou seja, o mercado de veículos elétricos é um nicho com alto potencial de crescimento e oportunidades.

 

Por isso, torna-se imprescindível que a infraestrutura para o crescimento desse mercado também acompanhe o movimento. Segundo o sócio-diretor da NeoCharge, Raphael Pintão, empresa em infraestrutura para veículos elétricos, depois de casa, os principais pontos de recarga são o trabalho, centros comerciais e supermercados, já que se passa algumas ou várias horas do dia nesses locais e é sempre conveniente contar com uma carga adicional nas baterias. “Disponibilizar carregadores aos clientes, parceiros e colaboradores é uma oportunidade que as empresas, que pensam no futuro, têm de engajá-los em prol de iniciativas que visam a economia de recursos naturais”, diz Pintão.

 

Tipos de estação de recarga:

 

Existem diferentes tipos de carregador com potência e aplicações específicas. Veja abaixo alguns dos mais comuns.

 

 Residencial – direto na tomada – 2.3W.CA – Portátil – R$2.500,00

 

Residencial – Wallbox – 3-22kW. CA – (ideal para uso doméstico) – R$7.000,00

 

Comercial – Toten – 3-22kW. CA (ideal para ambiente de trabalho, conveniências, restaurantes, mercados, etc.) – R$20.000

 

 Carga Rápida – Fast Charger – 50-100kW. CC (ideal para estações públicas e estradas) – R$150.000,00

 

 

 

 

Há também normas e padrões em alguns países, que determinam o nível de proteção e a velocidade de carga. Veja abaixo os padrões europeus definidos na IEC 62196:

 

  • Modo 1: Carregamento do carro direto na tomada residencial (proibido nos EUA)

 

  • Modo 2: Carregamento direto na tomada através de dispositivo de carga. O dispositivo faz a comunicação e o monitoramento da carga

 

  • Modo 3: O carregamento é feito através de uma estação de recarga que incorpora a comunicação e o monitoramento da carga. A estação é alimentada pelo quadro de energia e não pela tomada.

 

  • Modo 4: Carga rápida direto em Corrente Contínua (CC). A estação de recarga faz a comunicação e o monitoramento da carga e possui um cabo dedicado com padrão específico de conexão CC com o veículo.

 

 

O tempo da carga depende basicamente de três fatores: a capacidade total da bateria, o estado de carga inicial e a velocidade de carregamento. A velocidade de carregamento, por sua vez, depende da estação de recarga e do veículo, prevalecendo a menor velocidade entre as duas.

 

Atualmente, a Tesla e, principalmente, os fabricantes Japoneses e os Alemães utilizam diferentes padrões de conectores e protocolos de comunicação para o carregamento de seus veículos elétricos.