COMO VERIFICAR O ÓLEO DE VEÍCULO
Publicado em: 16/01/2020

Cada veículo tem uma quilometragem e tempo de troca diferentes, é sempre bom respeitar esses prazos e usar óleos de qualidade para o bom funcionamento do veículo

 

 

Atuando na lubrificação e refrigeração de diversos componentes mecânicos, o óleo lubrificante é um elemento de extrema importância para a durabilidade do motor. Desse modo, é imprescindível que a troca seja venda dentro do prazo   estipulado pela montadora.

 

Pensando nisso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi Brasil, ensina o passo a passo de como verificar a situação do óleo em casa:

 

– O veículo precisa estar parado em local plano;

 

– O motor deve estar desligado;

 

– Retire a vareta e limpe o óleo com um pano;

 

– Recoloque a vareta até o final;

 

– Retire e verifique o nível do óleo;

 

-Recoloque a vareta até o fim do curso.

 

-Caso seja necessário adicionar óleo, utilize sempre o mesmo tipo estipulado pelo manual do veículo, nunca ultrapassando a marcação máxima da vareta.

 

 

 

O produto pode ser classificado em três tipos: ser mineral, sintético ou semissintético, não podendo haver mistura entre óleos diferentes.Para o caso de troca, respeite os períodos estipulados no manual, que poderão ser por quilometragem ou por tempo, sempre o que vencer primeiro.

 

O Cesvi também recomenda a substituição do filtro de óleo na hora da substituição para não correr o risco de contaminação.