ZF APRESENTA ESTRATÉGIAS PARA ATIVAÇÃO DE AIRBAG PRÉ-COLISÃO
Publicado em: 26/12/2018

 

O futuro da mobilidade apresenta novos desafios para a segurança dos ocupantes, combinando tecnologias de segurança ativa e passiva para, por exemplo, acionar airbags imediatamente antes de um acidente. A proteção de passageiros em veículos autônomos com novas configurações de assentos é outra área que traz modificações para os sistemas de retenção. Ao mesmo tempo, os sistemas de segurança passiva tradicionais estão sendo projetados para ajudar a melhorar o peso, o espaço de instalação e o desempenho de proteção.

 

Com esta informação, a ZF, apresentou um projeto em desenvolvimento para essa solução.

 

“A segurança dos ocupantes é primordial no desenvolvimento de novos veículos para a condução automatizada e autônoma,” disse o Dr. Michael Büchsner, Head da Divisão de Sistemas de Segurança Passiva da ZF. “Nosso conceito do airbag lateral externo pré-colisão é um ótimo exemplo de como a ZF quer atingir sua Vision Zero, um mundo sem acidentes e emissões.”

 

Projetado para ser ativado externamente na parte lateral do veículo, este airbag ajuda a servir como uma zona de proteção adicional em caso de acidente. Testes mostraram que isso pode ajudar a reduzir a gravidade das lesões dos ocupantes em até 40%.

 

Airbag adaptativo

 

No futuro, será possível reclinar o assento ou girá-lo para outras direções. Para isso, sistemas de retenção como cintos de segurança e airbags devem ser projetados para ajudar a proteger os ocupantes nesses lugares flexíveis e serão cada vez mais integrados ao próprio assento. Os airbags adaptativos de “contorno duplo” foram desenvolvidos para este fim e concebidos para se adaptarem à posição dos ocupantes e ao novo grau de liberdade no habitáculo de passageiro criado pela condução automatizada.

 

Amortização de impacto central

 

Para ajudar a reduzir o risco de colisão entre os ocupantes dos bancos dianteiros durante casos de impacto lateral, o desenvolvimento da ZF de um airbag lateral está em andamento. O mesmo desdobra-se no centro do veículo e foi projetado para ajudar a atender futuros testes regulatórios: “Os novos requisitos de teste do Euro NCAP, programados para serem introduzidos até 2020, estendem os requisitos de segurança dos ocupantes para o lado oposto aos ocupantes em caso de impacto lateral”, destaca Norbert Kagerer, Head de desenvolvimento da Divisão de Sistemas de Segurança Passiva da ZF. “No futuro, o airbag no lado oposto pode ser necessário para receber uma classificação 5 estrelas em segurança de colisão.”