VOLVO FARÁ MONITORAMENTO DE CONDUTORES SOB EFEITO DE DROGAS
Publicado em: 21/03/2019

Câmeras com sensores agirão a fim de evitar acidentes

 

Para lidar com a questão, dos motoristas prejudicados pelo consumo de drogas ou álcool, a Volvo anunciou que todos os seus novos modelos passarão a ser equipados com câmeras no carro.

 

Segundo a empresa sueca, as três principais causas de mortes na estrada são: excesso de velocidade, distração e intoxicação, e a iniciativa visa prevenir ou mitigar os efeitos causados por condutores sob essas características.

 

As novas câmeras in-car da Volvo, que trabalham com outros sensores integrados, poderão detectar se um motorista intoxicado está se comportando de uma maneira que poderia resultar em um acidente que causasse ferimentos graves ou morte.

 

De acordo com a Volvo, exemplos desses comportamentos seriam: longos períodos de tempo sem qualquer controle de direção, motoristas que não olham para a estrada (ou com os olhos fechados), excesso de tecelagem através das pistas e tempos lentos de reação.

 

Ao identificar esses sinais, o carro poderá intervir de várias maneiras para evitar danos tanto aos ocupantes do veículo quanto aos demais usuários da via. Ações como: alertar o serviço de assistência “On Call” da Volvo, limitando a velocidade, ou em casos extremos, assumir ativamente o controle do carro e pará-lo com segurança, são algumas das atitudes principais do sistema.

 

A tecnologia faz parte do Projeto da Volvo para eliminar as mortes em acidentes de trânsito em carros da marca até 2020, e vem após anúncio recente da redução do limite de velocidade nos carros suecos, assim como o lançamento do sistema que permite ao proprietário de um veículo limitar a velocidade do carro, ao emprestá-lo para alguém.