Volkswagen Passat 2018: Conexão de Luxo Made in Germany!!!
Publicado em: 19/04/2018

Na ofensiva de lançamentos até 2020, a Volkswagen não está para brincadeiras…

E nessa constante, os olhares são todos para o Passat 2018 Highline, que chega em versão única, com uma completa lista de itens de série, se tornando um modelo de muita competitividade junto ao segmento de sedãs.

Tecnologias que eram opcionais, agora se tornaram itens de série no Passat 2018, como: Painel Digital Programável com tela de 12,3″ (Active Info Display), em que é possível obter informações de navegação com gráficos precisos e de alta resolução, e nesse caso, o conta-giros e o velocímetro são deslocados para as laterais para ter mais espaço e melhor visualização do mapa; Seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão “DCC” e Controle Adaptativo de Distância e Velocidade – ACC (Adaptive Cruise Control), com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” e Sistema de monitoramento frontal “Front Assist”. Destaque também para a terceira geração do Sistema Discover Pro, com tela de 9,2″ e controle por meio de gestos, que permite acessar o menu de informações, mudar as estações de rádio, selecionar músicas, navegar pelas capas dos álbuns, fotos e até mesmo pelas páginas do menu de funções do carro.

Esse sistema permite conectividade com os Smartphones por meio das plataformas MirrorLink®, Apple CarPlay e Android Auto/Google, além de ser possível utilizar apps como Waze ou Google Maps para navegação, ou o Spotify para músicas.

Mais não é só isso, o Passat traz um conjunto óptico dianteiro em LED com recurso Dynamic Light Assist – DLA, além de discretos módulos de lentes que projetam a luz na via, gerando claridade semelhante à luz do dia. Já as lanternas, também em LED, facilitam a atenção dos demais condutores durante a frenagem, pois a assinatura de luz na posição horizontal passa à posição vertical, e contribui para a segurança do tráfego.

Outra “coisa”, ou melhor, um sistema de muita praticidade que o Passat traz é o Easy Open, que permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo, através de um sensor de proximidade sob o para-choques, que detecta o movimento. Ele também faz parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão.

O sedã alemão traz uma lista completa de itens de série, como: bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e apoio lombar com massageador para o motorista (com três posições de memória e função ‘easy-entry’, que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original), seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel e sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console), porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, câmera traseira de auxílio para manobras, freio de estacionamento de acionamento elétrico, detector de fadiga e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista, sistema start-stop, que desliga/liga automaticamente o motor em paradas de trânsito intenso ou semáforo, volante multifuncional, com shift paddles para troca de marchas e bancos em couro. As rodas são de liga leve de 18″, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18.

Com tanta tecnologia embarcada e sofisticação, o Passat 2018 não deixou por menos, trouxe sob o capô motorização 2.0 TSI, de 220 cv de potência e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque e transmissão automática DSG de seis marchas, que entrega muito desempenho e vai da inércia aos 100km/h em apenas 6,8 segundos, com velocidade máxima de 246 km/h.

Esse motor traz um sistema que combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão, e se destaca por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

 

Preço

Versão Highline (única) – R$ 164.620

Teto Solar Panorâmico (opcional) – R$ 5.370

 

* Claudia M. Moraes, a convite da Volkswagen do Brasil, esteve na apresentação em São Paulo e test drive até Aldeia da Serra, do sedã Passat 2018.