USADOS EM ALTA
Publicado em: 20/08/2019

Carros novos dividem cada vez mais espaço com modelos seminovos, fonte de maior lucratividade para as concessionárias

 

O carro mais vendido no Brasil é o usado. Para cada carro zero km vendido, cinco usados são comercializados. Esses números fizeram as concessionárias dar mais atenção ao setor aumentando a rentabilidade das lojas, principalmente porque na grande maioria dos carros novos vendidos, entra um usado como forma de pagamento.

 

Segundo a Abrahy (Associação Brasileira de Concessionárias Hyundai), que conta com 300 lojas associadas em todo o país, em 90% das vendas nas concessionárias entra um carro usado no negócio.

 

“O carro zero tem preço tabelado, já no seminovo a margem para negociação é maior, tanto na entrada quanto na saída do veículo”, explica o diretor da Abrahy, Tom Silveira.

 

Adquirir um seminovo é sempre vantajoso do ponto de vista econômico porque é um carro que já sofreu a desvalorização em relação ao zero km. Mas havia sempre uma desconfiança com o histórico e manutenção do veículo.

 

Diretor da Gestauto Brasil, empresa pioneira em garantia mecânica e gestão de pós-venda, Felipe Muraski, explica que esse problema deixa de existir a partir do momento que as lojas e concessionárias passam a oferecer a garantia de um ano para os seminovos.

 

“Por lei o carro seminovo tem 90 dias de garantia, mas com a garantia Gestauto de um ano, o consumidor tem mais tranquilidade e os lojistas conseguem vender seus carros mais rapidamente, além da vantagem de não se preocupar com o pós-venda que é feito por nossa empresa”, explica Muraski.