TRÊS TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA PARA O MERCADO AUTOMOTIVO
Publicado em: 12/08/2019

 

Conectividade, segurança e entretenimento são alguns dos pilares para o futuro automotivo

 

Quando se pensa em carros autônomos, a impressão que dá é que se remete a algo muito distante. Porém, se engana quem ainda tem esse pensamento. Como prova disso, em menos de um ano todos os olhos estarão voltados para a capital japonesa, mas não somente pelas competições das Olimpíadas de Tóquio 2020, mas sim por seus esforços em mostrar ao público o maior número de veículos autônomos durante o Evento. Essa realidade não é exclusiva apenas para países mais desenvolvidos como é o caso do Japão. Aqui no Brasil, o Laboratório de Robótica Móvel do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP desenvolve pesquisas premiadas sobre o tema.

 

É com base neste mercado, que  a Crucial, marca global da Micron Technology e produtora de memórias compatíveis, apresenta três inovações de tecnologia para veículos autônomos.

 

Carros Autônomos e Conectados

 

Em 2018, houve 1,35 milhão de mortes no trânsito em todo o mundo, de acordo com o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde sobre segurança no trânsito. E os acidentes de trânsito foram os principais causadores de morte de pessoas entre os 5 a 29 anos. Justamente por isso, os autônomos têm sido muito discutidos recentemente. Como tenttiva de reverter esses dados, os veículos atuais já apresentam detecção de ponto cego, aviso de partida de faixa, piloto automático e tecnologia de frenagem de emergência automática.

 

Porém, no futuro será possível uma comunicação veículo-veículo (V2V) e uma comunicação veículo-coisa (V2X). Esta tecnologia permite que os veículos se conectem e conversem entre si. Dessa maneira, os carros seriam capazes de saber, sem interferência humana, onde estão pedestres, ciclistas, outros veículos e obstáculos que surgem no caminho.

 

Sistemas de entretenimento

 

Com as novas necessidades dos consumidores, os sistemas dos carros, que já possuem rádio, conexão para aparelhos celulares, comandos mais fáceis e GPS, poderão ter agora sistemas de detecção de intrusos, proteções contra ataques cibernéticos, detecção de adulteração de dispositivos, gerenciamento de segurança incorporados, conexão 4G ou até 5G e, ainda, IoT capaz de reconhecer estacionamentos, garagens e até mesmo se conectar com casas.

 

Estradas Inteligentes

 

As chamadas rodovias inteligentes são o complemento para os carros automáticos. Elas poderão ter sistemas de energia solar para alimentar sinalizações e sistemas de derretimento de gelo. Além de faixas exclusivas para carros elétricos recarregarem em movimento, sensores capazes de detectar tráfego, vagas em estacionamentos ou vias públicas e situações anormais nas vias. E até mesmo pinturas especiais capazes de iluminar a pista e informar as condições aos motoristas.

 

Com os sistemas cada vez mais conectados, podemos esperar uma experiência mais segura nas ruas e estradas, menos poluição, mais praticidade e conectividade. Para o mercado automotivo, o futuro já está aqui.