TRABALHO DE TCC DE ALUNO DA UFSCAR GANHA PRÊMIO AEA DE DESTAQUE DE NOVOS ENGENHEIROS
Publicado em: 07/12/2018

Trabalho de conclusão do curso de Engenharia Mecânica buscou otimização de peças visando melhor desempenho de motor

 

 

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realizou a  cerimônia de entrega do Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros. A mesma tem o objetivo de identificar estudantes de Engenharia com bom desempenho acadêmico e interesse na área de Engenharia Automotiva.

 

 

Na sétima edição da premiação, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) teve seu estudante premiado, Celso Tadeu do Cabo, autor do trabalho de conclusão de curso “Otimização de perfil de came e análise dinâmica de um sistema de comando de válvulas”, hoje, engenheiro mecânico.

 

 

O trabalho de pesquisa começou logo no início do curso de graduação, como iniciação científica, sob orientação de Watanabe. Durante esse tempo, o esforço foi de modelagem e compreensão da dinâmica do sistema de comando de válvulas de um motor de combustão interna simples (monocilíndrico) utilizado em geradores elétricos portáteis, máquinas agrícolas pequenas e, também, nos veículos conhecidos como “Baja” – veículos off road utilizados com fins didáticos em competições entre equipes de estudantes de Engenharia.

 

 

“Dependendo dessa dinâmica, de como acontece o fechamento da válvula, há perda da mistura ar/combustível e, assim, de eficiência do motor”, explica o orientador.

 

 

Celso do Cabo optou por comparar em seu TCC, diferentes perfis de came – peça que integra o sistema de comando de válvulas – buscando o perfil com o qual o motor teria o melhor desempenho no que diz respeito ao processo de queima do combustível e exaustão do gás queimado.

 

Os resultados obtidos  foram apresentados em um simpósio nacional e, agora, foram organizados na forma de um artigo que será apresentado no 18º International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics (Diname), principal congresso da área realizado no Brasil, cuja próxima edição bianual acontecerá em 2019.

 

 

A UFSCar participa do Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros desde a sua primeira edição, em 2012. Na Universidade, os departamentos indicam os trabalhos realizados na área em cada ano, e uma seleção interna escolhe o estudante a ser premiado. Ao longo das sete edições já realizadas, foram premiados cinco estudantes de Engenharia Mecânica e dois da Engenharia Elétrica.

 

 

“A premiação busca atrair os melhores estudantes para a área automotiva e, assim, termos sido convidados a participar já nos primeiros anos, com trabalhos de iniciação científica, sem dúvida é um reconhecimento importante”, avalia Watanabe.

 

 

“Fiquei muito feliz de poder representar nosso curso e nossa universidade”, conclui do Cabo.