SISTEMA HÍBRIDO POWERDRIVE DA CUMMINS
Publicado em: 21/09/2018

 

 

Durante o Salão de Hannover 2018, que vai até o dia 27 de setembro, na Alemanha,  Cummins Inc. revelou o PowerDrive. Trata-se de um sistema de powertrain híbrido plug-in com carregamento das baterias via tomada de energia elétrica para aplicações em veículos leves, médios e pesados.

 

 

O sistema em questão, alterna entre os modos elétrico, com 80 km de alcance, e híbrido, para trabalhos que exigem mais de 480 km de autonomia. Está instalado em um caminhão Kenworth T370, um Classe 6 nos Estados Unidos que se assemelha a um médio no Brasil. O sistema substitui a transmissão convencional e os comutadores em tempo real entre dois modos híbridos e dois puramente elétricos.

 

O  PowerDrive já rodou quase 10 milhões de quilômetros em testes em uma frota nos Estados Unidos e na China, opera como um híbrido “em série” ou um híbrido “paralelo”. O modo “em série” é mais adequado para baixas velocidades e condução urbana (condições de parada/partida), enquanto o “modo paralelo” é ideal para velocidades mais altas e estradas.  A empresa planeja introduzi-lo no mercado europeu em um futuro próximo. Sua arquitetura flexível significa que o sistema PowerDrive pode ser combinado com vários tamanhos de motores a diesel ou a gás natural.

 

Estamos ansiosos para discutir como os benefícios de economia de peso e o conjunto de tecnologias do PowerDrive permitirão com que os OEMs produzam veículos PHEV (veículos elétricos híbridos plug-in) para diversas necessidades sem comprometer o desempenho ou o alcance”, disse Julie Furber, diretora Executiva de Eletrificação da Cummins.