PRECAUÇÃO COM PARA-BRISA EVITA MULTA E PRESERVA SEGURANÇA DOS OCUPANTES DO VEÍCULO
Publicado em: 03/01/2019

Ficar atento aos possíveis problemas no vidro pode evitar multas e riscos a saúde. Carglass® dá recomendações de cuidados com manunteção

 

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), trafegar com o vidro trincado pode afetar a segurança dos passageiros, além se ser considerado uma infração grave, que pode acarretar em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo até a que o problema seja resolvido.

 

Muitos acreditam que a função do vidro seja apenas permitir a visualização do ambiente exterior e, por isso, quando o equipamento é danificado o consumidor não dá a devida atenção ao seu conserto. Alguns demoram a sanar o problema, andando com uma ou várias trincas por um longo tempo até que a situação fique crítica e seja de fato necessária sua substituição. Outros, por exemplo, efetuam a troca de um parabrisa sem ao menos saber que em grande parte dos casos é possível reparar o equipamento.

 

Os vidros de um veículo possuem entre suas principais características funções de segurança. A eficiência e o correto funcionamento do sistema dos air bags dianteiros, por exemplo, contam com a ajuda do parabrisa.

 

“É importante que as pessoas saibam que uma trinca em grande parte dos casos pode ser reparada, e que se o veículo for levado o mais rapidamente a uma loja, as chances de reparo são maiores. “E tão ou mais importante é saber que o reparo de um parabrisa tem um custo muito acessível, resultando em uma economia de até cinco vezes o valor de sua substituição, sem contar o ganho que o serviço produz na manutenção do meio ambiente”, afirma Milton Bissoli, consultor e fundador da Carglass®, empresa do Grupo Belron®, de serviços automotivos. Ele alerta que “na maioria das vezes o reparo está coberto pelo seguro”.

 

Há vários tipos de trincas que podem ser reparados, mas é importante saber que o tamanho máximo recomendado para a realização do reparo de uma trinca é equivalente a uma moeda de um real. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar o aumento da trinca e preservar a viabilidade do reparo, como por exemplo: subir na guia bruscamente, ligar o ar condicionado, passar em lombadas rapidamente, mudança brusca de temperatura, bater a porta com força e passar por buracos e irregularidades.