MÚSICA E MOBILIDADE LADO A LADO
Publicado em: 19/10/2018

 

Estudos revelam relação mais que próxima das canções com o processo de locomoção da população

 

O Instituto Mobih promoveu um estudo que analisa a relação entre Música e Mobilidade, criado para promover conscientização sobre mobilidade humana, incentivando práticas mais inteligentes e seguras. De forma inédita, o Instituto se propôs a entender esta relação e comprovou que as canções têm sido um retrato do trânsito ao longo dos tempos.

 

A proposta do Estudo é indicar como o trânsito e a mobilidade revelam-se importantes em diversas manifestações culturais. Na música nacional, em especial, existe uma influência clara para a composição de letras que retratam o modo como os brasileiros identificam sua relação com o espaço que ocupam.

 

Os dados indicaram que nos anos 60, somente 2,3% das músicas falavam de alguma maneira sobre mobilidade. Nos dias de hoje, como existe maior divulgação e conscientização do tema, o número sobe para 55,3%.

 

O levantamento mostra que a música sertaneja é líder em canções que citam mobilidade, com percentual de 27,9% das menções.  Com oito músicas relacionadas à mobilidade, o rapper Projota é um dos artistas da atualidade que mais retrata o tema.  O estilo contestador do Rock é visto em 15,5% das músicas. A MPB com 14,6% segue a mesma linha.