MANUTENÇÕES NECESSÁRIAS PARA GARANTIR O BOM FUNCIONAMENTO DO VEÍCULO
Publicado em: 30/07/2019

Além dos cuidados básicos, o Ibape/SP lista alguns itens que precisam ser checados para prevenir problemas futuros

 

Com a correria do dia a dia é comum que a maioria dos motoristas se preocupe apenas com os cuidados básicos do veículo, como; gasolina, óleo, farol, para-brisas, higienização, e se esqueçam de outros itens fundamentais para o bom funcionamento do carro, e que se não forem checados periodicamente, podem acarretar em problemas futuros.

 

Pensando nisso, o engenheiro mecânico e diretor do Instituto Brasileiro de Avaliação e Pericias em Engenharia (Ibape/SP), Hélio da Fonseca Cardoso, destaca os cuidados preliminares que precisam ser observados no veículo; “O primeiro passo é a manutenção básica que o próprio dono do carro pode fazer, como: calibrar e trocar os pneus, checar o nível de óleo do motor, verificar o nível do composto para refrigeração do motor, checar as luzes em geral, entre outros. Porém, segundo o especialista, essas manutenções mais básicas não são o suficiente para garantir o bom funcionamento do veículo.

 

Confira as outras dicas selecionadas por Hélio para que a vida útil do seu veículo não seja diminuída e nem afetada.

 

Sistema elétrico: estado da bateria, produção de energia por parte do alternador que irá manter a carga. Estado do motor de partida e existência de elementos que estejam roubando carga da bateria. Isso evitará que o veículo pare em uma rodovia durante a viagem.

 

Sistema de freios: Diretamente ligado a segurança do veículo, devem ser analisados os estados de pastilhas, discos, lonas e tambores, eventualmente poderão ser requeridos apenas ajustes. Outro ponto importante é a verificação do fluido de freio, assim como o cilindro mestre, cilindros de rodas e estado das pinças.

 

Sistema rodante: além do estado dos pneus, as rodas também devem ser analisadas, assim como os rolamentos. Pode ser necessário realizar alinhamento de direção e balanceamento.

 

Sistema de suspensão: estado das bandejas e suas buchas, estado dos amortecedores.

 

Sistema de direção: folgas nos terminais e na própria caixa de direção.

 

Sistemas de segurança: estado dos cintos de segurança e do sistema de airbag, chegar se a luz-espia do painel está acesa.

 

Motor: estado dos filtros (lubrificante, de ar e de combustível), necessidade da troca de óleo conforme determinação do fabricante quanto ao tipo de óleo e quilometragem para troca.