A versão manual do T40, da JAC Motors, já havia feito bastante sucesso no mercado automotivo brasileiro, mas os clientes e a imprensa especializada criticava a falta de uma câmbio automático. Então, depois de meses do lançamento, a marca chinesa colocou uma transmissão CVT. Quem quiser comprar o T40 CVT terá que desembolsar R$ 69.990. A manual ficará com preço de R$ 59.990.
Mudança não ficou apenas por conta da transmissão, mas na motorização, que agora é 1.6 litro 16V DVVT com potência de 138 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,1 kgfm a 4.000 rpm. Por enquanto, o motor é a gasolina, mas a Montadora já sinalizou que trará uma propulsor flex.
Por fora, não houve alterações estéticas, ele segue o padrão de design italiano que a Marca gosta de ressaltar. Já por dentro, foi corrigido um problema da versão anterior manual, agora, o painel de instrumentos é totalmente novo e de fácil leitura, tanto o conta-giros e o velocímetro ficaram bem destacados. No canto dos instrumentos tem o marcador de nível de combustível e termômetro de água do motor. No meio, há um novo computador de bordo, que mostra funções do carro, por exemplo, consumo instantâneo, médio, autonomia e dados de cruzeiro.
O JAC T40 CVT tem 1,57 metro de altura e 1,75 metro de largura, o que garante grande espaço interno, assim é possível colocar três passageiros no banco traseiro, que há espaço à vontade para ombros e cabeças. O porta-malas comporta até 450 litros.
Como é tradição da JAC Motors, o T40 CVT é equipado com todos itens de série, ou seja, o SUV vem equipado com uma vasta lista de equipamentos, como: cruisecontrol, assistente de estabilidade, assistente de partida em rampas, entre outros.
Há também: Ar-condicionado Automático, Faróis com regulagem elétrica de altura do facho e com “Follow Me Home”, LED diurno, de neblina e brake-light. Além de ter retrovisor interno antiofuscante, bancos revestidos em couro ecológico, airbag duplo frontal, freios ABS, controle eletrônico de tração, star & stop, câmera frontal e de ré, isofix, entre outros.
Impressões ao dirigir
No ano passado, no lançamento do JAC T40 CVT o que mais chamou a atenção foi o acabamento e evolução da Marca. Porém, faltava algo para aquele SUV, uma transmissão automática, que chegou.
Diferente, dos outros câmbios CVT da JAC Motors, que são barulhentos e amarrados, este é diferente. Ele tem baixo nível de ruído e ajuda o motor a deslanchar melhor. O trem de força por sinal, ficou bem no carro. Acelera e retoma bem. A suspensão também teve novos ajustes, assim, o SUV ficou mais firme em alta velocidade e em curvas.
Por dentro, aquele painel de instrumentos ultrapassado e que não dava leitura foi sacado. Agora, há um moderno e bonito, mesmo que lembre os painéis dos carros da Volkswagen.
* Felipe Salomão, à convite da JAC Motors esteve em São Paulo/SP para o lançamento do T40 CVT.