GENERAL MOTORS TERÁ ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050
Publicado em: 15/08/2019

Parte da estratégia da empresa para atingir o objetivo é a eletrificação da frota que já é uma realidade com o Bolt EV, carro que começa a ser vendido no Brasil ainda em 2019

 

 

A General Motors reafirmou seu compromisso de utilizar somente fontes de energia renováveis em seu processo produtivo até 2050. Segundo relatório de sustentabilidade global divulgado recentemente, a empresa está no caminho certo ao atingir 20% em 2018.

 

Para chegar a percentuais expressivos de redução, muitas ações são realizadas. Como por exemplo, a modernização do parque de iluminação das unidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí com o uso do LED, a empresa gerou uma economia de 60% no consumo de energia. Os 560 metros quadrados de um sistema de aquecimento solar na Fábrica de São Caetano do Sul (SP), o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.

 

 

Já a fábrica de Joinville (SC), inaugurada em 2013, foi a primeira da indústria automotiva a contar com sistema de geração de energia solar fotovoltaica, que abastece a área produtiva e escritórios, evitando emissões de 10,5 toneladas de CO2. A energia solar também é utilizada para aquecer 15 mil litros de água por dia, reduzindo os custos de gás natural e evitando 17,6 toneladas de emissões de CO2 por ano.

 

Não é somente por redução de consumo e troca de matriz energética das instalações que a GM está buscando um futuro com zero emissão. Parte muito importante da estratégia da empresa para atingir esse objetivo é a eletrificação da frota que já é uma realidade com o Bolt EV, carro 100% elétrico capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias. Hoje, o custo médio estimado para recarregar 100% da bateria do elétrico da Chevrolet é R$ 39, o que torna o quilômetro rodado cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina ou álcool. O modelo começa a ser vendido no Brasil ainda em 2019.

 

 

A GM recebeu em 2019, pela 8ª vez consecutiva, o prêmio ENERGY STAR  Partner of the Year Sustained Excellence pela sua excelência contínua na gestão da energia. O reconhecimento é concedido pela agência de proteção ambiental dos Estados Unidos em razão de a empresa apresentar liderança contínua e contribuições significativas ao ENERGY STAR. O compromisso da companhia em reduzir o consumo de energia desde 2010 eliminou 1,5 milhão de toneladas de emissões de carbono, o equivalente ao uso elétrico de 260.000 residências por um ano. No Brasil, das sete unidades da GM, três são certificadas ENERGY STAR.

 

A redução do consumo de combustível dos carros da marca chegou a 22% nos últimos cinco anos, ante a média ponderada de até 15,9% registrada pelo mercado. Isso significa que se evitou a emissão de 1 milhão de toneladas de gás carbônico no ambiente e uma economia de R$ 7 bilhões em combustível por ano, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).