FORD CORTARÁ 7 MIL EMPREGOS NO MUNDO
Publicado em: 20/05/2019

Demissões fazem parte do projeto de reestruturação da empresa que chegará a 11 bilhões de reais  

 

A Ford Motor anunciou hoje (20) que pretende cortar 7 mil empregos no mundo todo até o final de agosto. O número representa 10% do quadro de funcionários assalariados e a empresa visa economizar cerca de 2,46 bilhões de reais por ano. Cerca de 2.400 demissões estão na América do Norte.

 

O movimento é um esforço para reduzir a burocracia dentro da empresa e achatar a estrutura de gerenciamento, além de seu desejo de cortar custos, de acordo com uma carta que o CEO Jim Hackett enviou aos funcionários na manhã de segunda-feira.

 

A empresa fechará três fábricas na Rússia, uma na Europa e outra no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), além de cortes parciais em Taubaté, interior de São Paulo. As medidas anunciadas até agora representam apenas cerca de US $ 1 bilhão da reestruturação de US $ 11 bilhões que a Ford planeja fazer.

 

As demissões da Ford são similares aos cortes de empregos que a rival General Motors  anunciou em novembro.  A GM eliminou cerca de 8.000 empregos não-sindicalizados, 15% de seus trabalhadores assalariados e contratados, além de fechar cinco fábricas norte-americanas.

 

A Ford tem feito cortes nos últimos meses como parte de uma reestruturação massiva que deve custar milhares de empregos em todo o mundo. A empresa se comprometeu no ano passado a gastar US $ 11 bilhões para reformular seus negócios, na esperança de aumentar as vendas no exterior e modernizar sua frota de veículos, concentrando-se mais em tecnologia de condução elétrica e autônoma.