ENTENDA O SISTEMA DE FREIOS
Publicado em: 27/12/2018

A revisão no veículo é necessária, não somente quando irá fazer longas viagens de carro, mas sim, obedecendo a periodicidade de revisão e manutenção de cada componente.

 

O sistema de freios é um dos itens mais importantes na questão de segurança do veículo, e sempre deve estar com a manutenção em dia. Importante ressaltar que o uso contínuo dos freios gera um desgaste natural dos componentes, sendo necessário uma atenção maior na hora da manutenção.

 

O mesmo é composto por diversos componentes, nos quais, cada um tem sua própria periodicidade e merece atenção diferente.

 

Antes de entender a função de cada componente, deve-se ter em mente que existem diferentes mecanismos de freios. Cada um possui características diferentes, que correspondem aos veículos que os mesmos são instalados.

 

Mecanismos de freios

 

O freio a disco funciona por meio de um sistema hidráulico, o mesmo dissipa melhor a energia absorvida, não acumula sujeira, e não tem a necessidade de grande esforço ao pisar no pedal, e também reduz o desgaste das pastilhas. Porém, é característico por ter um custo mais elevado.

 

O freio a tambor usa óleo para gerar mudanças na pressão dentro do cilindro de freio, tem característica de ser menos eficiente, por isso, geralmente é instalado na parte traseira dos veículos. Esses exigem mais esforço do motorista ao pisar no pedal, possuem baixa dissipação de energia absorvida e acumulam sujeira.

 

O freio a ar também funcionam gerando pressão dentro do cilindro, porém usando ar. Esse tipo de mecanismo é usado em veículos grandes, que precisam suportar quantidades maiores de carga. É mais seguro, porém é mais caro e exige manutenção com mais frequência.

 

Componentes do Sistema de Freios

 

Aprenda como verificar alguns dos principais itens que compõem o sistema de freios:

 

Fluido de freio: é importante checar o nível do fluido de freio.Caso esteja abaixo do nível máximo, indica desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. Fluido de freio não se completa, é normal trabalhar entre o nível máximo e mínimo. Caso esteja próximo do nível mínimo, é necessário inspeção no sistema de freio. Importante realizar a substituição do fluido no tempo recomendado pelo fabricante do veículo.

 

Pastilhas de freio: as pastilhas de freio são as responsáveis pela ação necessária para parar o movimento de rotação das rodas do veículo. Sem as pastilhas, seu veículo simplesmente não freia. Por isso, antes de viajar, cheque se suas pastilhas não estão desgastadas ou com algum ruído estranho.

 

Discos de freio: durante a frenagem, o disco de freio suporta altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo poderá ocasionar sérios problemas, como: superaquecimento, empenamentos, trinca ou até mesmo quebra.

 

“O sistema de freios deve ser incluído na revisão antes das férias, pois, até mesmo o desgaste natural dos componentes pode provocar graves acidentes. Por isso, o ideal é verificar se todas as peças estão em boas condições” avisa o supervisor técnico da TMD Friction do Brasil, Rodrigo Abolis Gimenez”.