CURITIBA COLOCA EM OPERAÇÃO ÔNIBUS 100% ELÉTRICO
Publicado em: 05/10/2018

Já tínhamos falado dele na Feira de Veículos Elétricos (clique aqui), agora o ônibus elétrico da BYD já está nas ruas em fase de testes

 

 

A Prefeitura de Curitiba colocou em operação ontem, dia 3 de outubro, o Volare Access-e, miniônibus com motorização 100% elétrica, sem emissão de poluentes. O modelo, resultado da parceria da Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e da BYD, atenderá durante um mês a linha Circular-Centro e é o primeiro veículo desenvolvido no Brasil com esta configuração, com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática.

 

 

 

 

“Pedi que a Urbs avalie a possibilidade de implantarmos uma linha com ônibus movidos a energia elétrica. Se tudo for aprovado, vamos encomendar quatro veículos inovadores”, disse o prefeito Rafael Greca.

 

 

O Volare Access-e tem autonomia de 250 quilômetros e na linha Circular-Centro rodará cerca de 160 quilômetros por dia. O ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro.

 

 

O veículo tem 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.430 mm de largura, com piso baixo, tração traseira e capacidade para 37 passageiros sendo 22 sentados e 15 em pé. O ônibus possui dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo e possui bateria com duração de 1h30 até 3 horas, com autonomia de 250 km. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo conta ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem.

 

 

 

 

 

Fotos: Daniel Castellano