CUIDADOS COM A BATERIA QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER
Publicado em: 22/08/2019

 

GetNinjas ensina a acompanhar corretamente o uso deste componente, além de prolongar sua vida útil

 

A bateria é um item que muitas vezes não recebe a atenção devida dos motoristas. O resultado do descuido pode ser notado nas ruas, quando menos se espera. Quem nunca ficou na mão e precisou empurrar o carro ou viu outras pessoas nessa situação que atire a primeira pedra.

 

Os cuidados com a bateria devem ser feitos com frequência, sobretudo no inverno. No frio o óleo fica mais denso e faz com que a bateria demande uma ajuda extra para ligar. A Em média, uma bateria, ao longo do tempo, vai perdendo a sua capacidade de reter energia elétrica. Porém, certos hábitos podem diminuir a vida útil dela, te deixando na mão quando você menos espera.

 

Para evitar essa situação, Alexandre de Lucca, mecânico da GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, dá algumas dicas simples para cuidar da bateria do carro:

 

Não deixe o carro parado por muito tempo 

Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Parece contraditório, porém, se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos 5 minutos.

 

Saiba a capacidade da bateria

Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite instalar acessórios não originais, isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil dela.

 

Cuidado ao escolher o alternador

O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Por conta disso, é válido escolher um alternador que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel para evitar danos ao equipamento. Por exemplo: se sua bateria for de 60 ampère e seu alternador de 45, na hora da carga você perderá 15 ampère. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria.

 

Além disso, fazer revisões preventivas a cada seis meses pelo menos e ter atenção aos equipamentos como faróis, rádio e ar-condicionado antes e depois de desligar o veículo são também importantes.