COMPRAR UM ZERO QUILÔMETRO BÁSICO OU UM SEMINOVO COMPLETO?
Publicado em: 22/07/2019

Zero básico ou seminovo? A Volanty, marketplace digital de carros usados, explica as vantagens de cada opção

 

Por muitas vezes, é comum surgir dúvidas na hora de comprar um carro novo e umas das principais é: um zero quilômetro mais básico ou um seminovo mais completo? Para sanar essa dúvida, a Volanty, marketplace digital de carros usados, dá algumas dicas que revelam o que vale mais a pena.

 

É importante ter em mente que o que carro zero quilômetro pode desvalorizar em até 30% no primeiro ano, fora os custos com documentação e emplacamento. Outra questão a se levar sem consideração é o custo posterior que se terá com a instalação de opcionais.

 

Em contrapartida, o seminovo já passou pela fase mais intensa de desvalorização e pode conter opcionais que o deixam mais completo. Porém, é importante procurar seminovos que tenham tido único dono e melhores condições estéticas, além de avaliar as condições de motor para não ter dor de cabeça com futuras manutenções.

 

Entre os adicionais que chamam mais atenção de quem os procura, os acessórios de segurança ganham destaque, como sistema de freio ABS, airbags e alarmes. Câmeras e sensores, controle de estabilidade, protetor de cárter, repetidor de seta, retrovisor eletrocrômico e acessórios de conforto também são diferenciais que valorizam um seminovo.

 

A economia em relação ao carro zero pode ser bastante relevante. Por exemplo, o Chevrolet Onix, carro que ocupa há alguns anos o posto de líder em procura no Brasil, segundo a Fenabrave, pode chegar a ter um valor 15% mais barato que o mesmo modelo zero quilômetro. Na tabela FIPE o modelo Onix Joy 1.0 ano 2017 zero quilômetro é avaliado em R$ 40.607, o mesmo carro no catálogo da plataforma sai por R$ 34.500, sendo de único dono, com airbag e sistema de freios ABS, ou seja, mais completo.