CHEKAUTO LANÇA SERVIÇO DE CONSULTA DE RECALL ATRAVÉS DA PLACA DO VEÍCULO
Publicado em: 28/12/2018

 

 

A Chekauto, empresa do Grupo DEKRA, criou um sistema de consulta de recall através da placa do veículo. O serviço é online e gratuito, e tem como intuito facilitar a informação para o proprietário que, muitas vezes tem dificuldades em captar a informação através do número chassi apenas.

 

O desenvolvimento da plataforma se deu ao crescimento de Recalls no Brasil. A partir da análise de dados do último levantamento realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que apontou, no período de 2013 a 2016, um aumento no número de recalls de veículos (77%) no Brasil, se comparados com os recalls de demais produtos (23%).

 

“Quando tivemos acesso aos números apresentados pelo Boletim de Recall em Veículos divulgado pelo Ministério da Justiça e Cidadania percebemos a importância do serviço. Além disso, quando os veículos são chamados para recall é pelo número do chassi e não da placa, o que dificulta e muito a pesquisa. Por isso criamos a consulta pela placa”, completa Mario Cassio, CEO do Grupo DEKRA Brasil.

 

Ainda de acordo com o levantamento, os componentes mais afetados pelas campanhas de recall de veículos, entre 2013 e 2016, foram o airbag com 26%, seguido por freios (17%); sistema de combustível (16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança (7%). Com relação aos principais riscos associados aos recalls, ocorridos nos anos de 2013 a 2016, estão as Lesões/Lacerações (77%); Fogo/Incêndio/Queimaduras (17%); queda (6%).

 

Com o Checkauto Recall, a consulta é simples e prática. Basta o comprador do carro acessar o site http://recall.checkauto.com.br/ e colocar o número da placa do automóvel. O sistema realiza a consulta e rapidamente aparecerá na tela se já houve ou se há algum novo chamado.