CESVI BRASIL: BATERIAS
Publicado em: 19/10/2018

 

 

A Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária-, lançou um boletim técnico referente a importância e cuidados que devem ser tomados quando o assunto é bateria. Veja os pontos levantados por eles:

 

Se o veículo precisar ficar um longo período sem funcionamento é recomendado que se desconecte a bateria, desligando-a para que não haja consumo de aparelhos eletrônicos.

 

Quando for realizar a troca da bateria, antes da substituição, é importante certificar se o alternador está carregando corretamente a bateria. Em alguns casos, a falta de carga deste equipamento é o que está gerando o problema.

 

Após este primeiro teste e identificado que o alternador está em perfeito funcionamento, chegou a hora de substituir a bateria. Para comprar o modelo adequado, verifique as especificações de capacidade do equipamento original do veículo, definido em ampères-hora.

 

O primeiro passo para a troca é soltar o sistema de fixação da bateria com a carroceria do veículo. É importante lembrar que itens como códigos de programação de rádio e relógio podem ser desconfigurados ao retirar o equipamento.

 

Para evitar surpresas desagradáveis, verifique o lado da polaridade da bateria. A letra “D” – direito e a letra “E” – esquerdo referem-se ao lado do pólo positivo da peça.

 

Na hora de retirar a bateria, desconecte primeiro o pólo NEGATIVO (-), para então desconectar o pólo positivo (+).

 

Com a nova bateria em mãos, atente-se para não inverter os pólos na hora da instalação. A inversão pode causar danos irreparáveis no módulo eletrônico de injeção.

 

Primeiro ligue o pólo POSITIVO (+) e por último conecte o pólo negativo (-). Desta forma, você evitará um curto circuito entre a ferramenta e a carroceria do veículo.

Com a ligação feita, retire a embalagem plástica da nova bateria e prenda-a com o sistema de fixação original do veículo.

 

Fonte: Cesvi Brasil